Combate ao Aedes aegypti é destaque na feira

08/08/2019 14:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Alunos da rede municipal participam da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos

Termina nesta quinta-feira (8) a 12ª edição da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, no Clube Cidade do Sol. A programação acontece das 14h às 21h. O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika é uma das abordagens apresentadas no evento, que está recebendo ações do Núcleo de Educação Permanente em Saúde como oficinas com jogos, dinâmicas, entrega de materiais informativos e apresentação do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) da Secretaria de Saúde.

Além de contar com fóruns, palestras, oficinas e mostras de vídeos voltados para o tema '4ª Revolução Industrial, Marketing Verde e Impactos Ambientais', a feira conta com estandes de escolas, Parque Municipal da Restinga do Barreto, mantido pela prefeitura e do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (antigo Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ações da Secretaria de Saúde.

A mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti se estendeu na Feira de Responsabilidade Social com jogos interativos com questões sobre "Como eliminar o mosquito da dengue" e "O que sei sobre o mosquito". Além disso, de maneira lúdica o "Grutas" apresenta uma peça sobre a conscientização e cuidados com o vetor. A apresentação conta com atuação de Kikil Gomes, Fabiana Alves, Vânia Oliveira e participação especial de Mara Lucy. Já as oficinas são conduzidas pelos técnicos Alessandra Alvarenga, Willian Rodrigues e Claulimara Moreira.

A próxima mobilização de combate à dengue vai acontecer nas escolas Botafogo (dia 14), Aroeira (dia 16), Ciep Municipal Maringá (23) e Aterrado do Imburo (27).

A professora do Colégio Municipal José Calil Filho (São José do Barreto), Patrícia Oinhos, foi à feira acompanhada por 45 alunos do 5º ano e aprovou a programação. "É importante visitarmos, participarmos dos debates e refletirmos sobre a sustentabilidade. Quanto mais cedo os estudantes tiverem a consciência ambiental, melhor", observa.

As alunas Sophia Bente e Mariana de Melo Domiciano, do 5º ano, admitiram que o cuidado com o meio ambiente é muito importante. "Os problemas ambientais e os cuidados com o nosso planeta devem ser debatidos para vivermos melhor", contaram.

Impactos ambientais no cenário da crise do petróleo serão abordados

Nesta quinta-feira (8) será ministrada palestra com o tema 'Impactos ambientais no cenário da crise do petróleo e da reestruturação econômica do município de Macaé'. O assunto será abordado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atua junto ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Rodrigo Lemes. Já a aluna solista do Cemeaes-Serra, Jéssica Pereira, vai apresentar o repertório "Bela Adormecida" e os integrantes das aulas de dança do Cemeaes-Barra, vão apresentar o "Jazz-Cabra Cega".

Na quarta-feira (7), uma das atrações da Feira de Responsabilidade Social foi a apresentação do grupo de Dança Afro do Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste). Acompanhados pela professora, Gabriela Laurindo, 12 estudantes do 1º ao 5º ano e os monitores Jefferson dos Santos e Emanuele França arrancaram aplausos com canções como Olodum e O canto da Cidade.

Já os alunos dos 7º e 8º anos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) comercializaram e apresentaram velas decorativas, sabão em barra e líquido, produzidos no "Produzindo Autonomia" que trata da reciclagem do óleo de cozinha descartado pela população. Os estudantes extensionistas do curso de Biologia do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão presentes no estande "Movimento Ambiental Macaense e Região". Eles destacam detalhes sobre o Parque Municipal da Restinga do Barreto e exibem espécies, ossos e outros elementos encontrados no espaço gratuito, que funciona há três anos.

Os alunos dos projeto "Bike Carolina”, do Colégio Municipal Carolina Curvello Benjamin (Trapiche) apresentam ações de sustentabilidade e reflorestamento que são desenvolvidas junto à atividade "Resgatando o passado e semeando o futuro", desenvolvida pela Guarda Ambiental.


Fotos Relacionadas