Cuidado contra o Aedes deve ser mantido no Inverno

08/07/2019 10:55:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Baixas temperaturas não devem afastar cuidados como limpeza em quintais

Mesmo com a chegada do Inverno, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicunkunya.

O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal ressalta que a população precisa ficar atenta e manter os cuidados semanais durante todo o ano, independente da estação.

“É importante manter os quintais limpos e livres de objetos que possam servir de criadouro ao mosquito mesmo durante o inverno”, frisou.

Durante a semana os agentes de endemias estarão percorrendo os bairros com visitas domiciliares para orientações, aplicação de larvicida e controle mecânico. Além de inspeção em pontos estratégicos com utilização de inseticida de ação residual nos depósitos, através de bombas aspersoras.

O trabalho com carro fumacê é feito a partir das 6h, na segunda-feira (8) foi feito no Centro; terça-feira (9) será na Ajuda de Cima – Itaparica; quarta-feira (10), no Botafogo; quinta-feira (11), Ajuda de Baixo e sexta-feira (12), no Jardim Esperança.

Na terça-feira (9), 25 profissionais, entre agentes de controle do Aedes aegypti e de roedores vão fazer um mutirão na localidade de Itaparica, no bairro Ajuda de Cima. Serão realizados atendimento à população, eliminação de criadouros, tratamento com larvicida, distribuição de material informativo e orientações.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp 99864-4073 ou pelo telefone 0800-022 6461. A equipe também percorre a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis abandonados, piscinas sem manutenção e colocação de telas em caixas d´água.