Dia Mundial sem Tabaco: ação leva conscientização à população

23/05/2019 10:34:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Ação acontece na próxima terça-feira (28)

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Com o tema "Tabaco e saúde pulmonar", Macaé realiza ação de conscientização na próxima terça-feira (28), às 8h45, no ambulatório do Hospital Municipal Madre Tereza de Calcutá, em Imbetiba.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, vinculada à Secretaria de Saúde, Solange Santana, a proposta da ação é focar na conscientização e prevenção. Ela acrescenta que a ideia é despertar nas pessoas a relação de doenças que o tabagismo pode causar.

“Além da ação em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, a rede municipal de saúde possui equipe especializada com multiprofissionais que realizam atendimento de usuários individuais ou grupos. A proposta é reduzir os malefícios causados pelo tabagismo”, pontua Solange.

A coordenadora também explica que, tão logo a pessoa começa a fumar, tem início uma reação inflamatória provocada pela temperatura elevada da fumaça, que queima não só os pulmões, mas toda a via aérea. O cigarro lesa as vias respiratórias, pois o revestimento interno do aparelho respiratório não suporta a toxicidade e a alta temperatura da fumaça e, com isso, começa a sofrer danos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados as doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Danos

No dia em que o indivíduo começa a fumar e, não tardiamente como muitos pensam, a integridade do aparelho respiratório fica comprometida por duas razões: destruição dos alvéolos, o que caracteriza uma doença chamada enfisema pulmonar; mudança da composição do revestimento dos brônquios, o que acaba levando à doença conhecida como bronquite. Além disso, o câncer é a principal causa de morte por doença no Brasil, e o câncer de pulmão, a primeira causa de morte por câncer, sendo 90% deles associados ao tabagismo.

Evite doenças

Ao parar de fumar, o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo: após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal; após duas horas não tem mais nicotina no seu sangue; após oito horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; após dois dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar readquire a capacidade de identificar sabores; após três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora; após cinco anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Em Macaé, procure a Área Técnica de Prevenção e Controle de Tabagismo - localizada na Casa da Convivência, Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro. O telefone para contato é 2762-0413. O tratamento também é oferecido nas seguintes Estratégias de Saúde da Família (ESF): Fronteira, Aroeira, Visconde, Campo do Oeste, Sana, Horto, Glicério e Morro de São Jorge.