DST/Aids: programa oferece tratamento multidisciplinar

17/07/2017 15:05:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Teste rápido tem resultado pronto em 30 minutos

A rede municipal de saúde de Macaé oferece testagem para HIV e tratamento em caso de diagnóstico confirmado. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Programa DTS/Aids funcionam no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225. Somente este ano, até o mês de junho, foram abertos 88 prontuários. No ano de 2016, foram 188 cadastros realizados.

De acordo com a gerente em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, ainda existe muito preconceito com relação ao HIV. "É uma doença que não tem cura e o único meio de se prevenir é uso do preservativo. Os medicamentos são disponibilizados, no entanto, é bom ressaltar que a doença ainda mata. Por isso, quando diagnosticada com o HIV, a pessoa não deve interromper o seu tratamento", ressaltou.

Ela acrescentou que 1.125 pessoas cadastradas prosseguem com o tratamento. A gerente destaca também que muitas pessoas não sabem que são soropositivas, por isso é importante fazer o teste e o quanto antes iniciar o tratamento, que é disponibilizado aos pacientes por meio de medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde e repassados para os municípios.

- Qualquer pessoa poderá comparecer para fazer a testagem. Ela conversa com uma aconselhadora e caso diagnosticada com a doença, é encaminhada para um assistente social. É aberto um prontuário e agendada a consulta com a médica. São pedidos exames e o medicamento começa a ser fornecido periodicamente ao paciente, explicou.

Ana Paula frisou que o teste diagnostica também sífilis, hepatite B e C e o tratamento está disponível no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Programa - O Programa DST/Aids de Macaé oferece atendimento integral às pessoas com HIV/Aids, por meio do serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável pela prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis IST's/HIV/Aids e diagnóstico para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. É utilizada a metodologia de Teste Rápido Diagnóstico (TRD) e o resultado fica pronto em 30 minutos.

Outro atendimento oferecido pelo programa é o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), responsável pelo tratamento de HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. O SAE oferece consultas com enfermeiros, médicos (clínica geral, dermatologia, ginecologia e infectologia), psicólogos e atendimento com assistentes sociais. Todos esses profissionais são capacitados para lidar com pacientes soropositivos.

O serviço também dispõe de um laboratório (posto de coleta) e de uma unidade de dispensação de medicamentos (farmácia), voltadas para os pacientes com IST's/HIV/Aids.

Quem quiser mais informações sobre o trabalho oferecido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Programa DST/Aids, poderá entrar em contato pelo telefone 2796-1234 de 8h às 17h, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.


Fotos Relacionadas