Governo investe no acesso da população à Saúde

18/07/2019 12:49:00 - Jornalista: Márcio Siqueira - assessoria gabinete prefeito

Foto: Arquivo Secom

Macaé intensifica ações de humanização na rede municipal de saúde

A compra de cerca de dois mil itens mobiliários, que serão distribuídos entre sete unidades de média e alta complexidade, complementa outras medidas adotadas pelo governo municipal com objetivo de elevar a qualidade do atendimento em saúde na cidade, visando conforto e acolhimento ao paciente e acompanhantes.

Referência regional nos procedimentos de emergência e de urgência, Macaé consolida também inovações que aproximam e facilitam a relação entre o sistema público e pacientes, ao executar medidas simples criadas através da rotina que movimenta os corredores do Hospital Público Municipal (HPM), do Hospital da Serra, dos Pronto-Socorros do Parque Aeroporto e da Imbetiba, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e do Lagomar, além o polo de saúde do Sana.

A aquisição de novas macas, camas de enfermaria, mesas para exames e poltronas reclináveis, complementa no HPM o projeto “Mães que Cuidam”, cujo objetivo principal é tornar o acesso dos pacientes e dos acompanhantes à unidade de Saúde mais acolhedor.

Nos últimos dois meses, o trabalho realizado pelas 15 mães dentro do hospital tem mudado a rotina, tanto dos profissionais, quanto para quem está sendo tratado, uma experiência positiva que eleva as metas de humanização na rede municipal de saúde.

E, dentro da meta de aproximar a relação sistema público/paciente, o governo planejou o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, que transformará a antiga sede da Indústria Bariloche em um complexo de procedimentos de atenção básica e baixa complexidade, facilitando o acesso da população a consultas, exames, diagnósticos, tratamentos, medicamentos e até pequenas cirurgias.

Previsto para ser entregue no aniversário da cidade, dia 29 de julho, o Centro oferecerá aos pacientes o acesso a consultas em 28 especialidades médicas. No mesmo local, funcionará o sistema de Controle e Avaliação, que agendará os exames também realizados no complexo: eletrocardiograma, endoscopia alta e baixa, ultrassonografia, raio X, mamografia, ecodoppler e eletrocardiograma.

O Centro de Especialidades Médicas Dona Alba também oferecerá o serviço de órtese e prótese, reabilitação multiprofissional, além de pequenas cirurgias. No espaço, os pacientes terão acesso a medicamentos, através de unidade da farmácia popular.


Fotos Relacionadas