Gripe: Macaé tem 34% do público-alvo imunizado

28/04/2017 16:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Fillho - Arquivo Secom

A campanha segue até 26 de maio em 35 postos

Em Macaé, 14.339 pessoas já receberam a vacina contra a gripe nestas duas primeiras semanas da campanha, o que representa 34% da população total que precisa se imunizar. A vacinação segue até o dia 26 de maio em 35 postos de vacinação. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo.

A campanha é destinada a idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, professores, profissionais de saúde e doentes crônicos. O grupo de profissionais de saúde é o que apresenta, até o momento, a maior adesão à campanha: 47,8% já se imunizaram, seguidos dos idosos com 34,45% e gestantes com 22,31%.

A novidade deste ano é que os professores passam a fazer parte do público-alvo da campanha. O profissionais desta área deverão procurar a unidade com documento que comprove a função.

A gerente de Imunização, Luciana Santos, lembra que a gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Gripe - O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a gripe como: lavar as mãos; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

A transmissão dos vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).