HPM recebe aparelho de videocolonoscopia

17/07/2019 15:26:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Exame auxilia no rastreamento do câncer de intestino e agiliza atendimento

Dando continuidade aos investimentos em equipamentos de alta tecnologia, o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM), ligado à Secretaria de Saúde, fez a aquisição do aparelho de videocolonoscopia. A unidade já realizou, este mês, quatro exames para rastreamento do câncer de intestino e outras doenças causadas pelo órgão.

Para realizar o exame, o paciente deve ser encaminhado pelo Sistema de Regulação (Sisreg) após ser consultado por especialista na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Com a aquisição, segundo a médica cirurgiã Milena Bozi, será possível realizar três turnos por semana. “Serão atendidos os pacientes eletivos e, também, as pessoas que estiverem internadas no hospital. O exame, que anteriormente era realizado com aparelho terceirizado, agora terá o número de vagas triplicado”, frisa a médica.

O médico especialista em endoscopia digestiva, Leandro March, afirma que o exame é indicado para qualquer pessoa a partir dos 50 anos. “Doenças como câncer de intestino, inflamação e hemorragia digestiva, por exemplo, podem ter um diagnóstico precoce com o aparelho. O equipamento é de tecnologia de última geração”, ressalta o médico.

Leandro acrescenta que as pessoas devem ficar atentas às dores abdominais, diarreia, sangramento e perda de peso. “Temos um exemplo de um paciente com 35 anos que recebeu o diagnóstico de câncer há três meses e já operou e, esta semana, fez sua videocolonoscopia de revisão. Portanto, a aquisição do aparelho também está proporcionando agilidade no atendimento”, destaca.


Fotos Relacionadas