HPM recebe novos equipamentos de imagem aprimorando atendimento

28/12/2017 15:41:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Um tomógrafo multislice, um arco cirúrgico e uma bomba infusora incrementam serviço prestado

Com a missão de prestar um serviço de excelência ao cidadão, o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) recebeu, nesta semana, novos equipamentos para o setor de imagem, visando à melhoria da qualidade do atendimento. Foram adquiridos pelo Governo Municipal um tomógrafo multislice, um arco cirúrgico e uma bomba infusora.

"O HPM está recebendo o que há de mais moderno no mercado, garantindo à população um serviço de alto nível de tecnologia, com mais conforto e rapidez", exaltou o prefeito Dr. Aluizio, lembrando que a saúde vem ganhando investimentos para a melhoria da infraestrutura e modernização de equipamentos.

Após o término da montagem dos equipamentos, os profissionais responsáveis pela operação receberão treinamento ministrado por engenheiros dos fabricantes. A previsão é que os equipamentos iniciem operação já na próxima semana.

Segundo o prefeito, o HPM já conta com estes dispositivos mas, devido à grande demanda, há necessidade permanente de atualização dos equipamentos, sobretudo na área da medicina diagnóstica, possibilitando, assim, melhor trabalho de avaliação das diversas especialidades.

A médica e coordenadora geral da radiologia, Luciana De Biase, ressaltou que os novos equipamentos serão o diferencial, principalmente nos casos do atendimento de emergência. "O equipamento de tomografia é 16 vezes mais rápido, podendo fazer um exame de crânio em quatro segundos, com o dobro de resolução de imagem", exemplificou.

De acordo com o técnico do setor de imagem, Márcio José Pereira, o HPM realiza uma média de 70 a 90 exames de tomografia por dia e a aquisição do novo tomógrafo proporcionará melhores condições de diagnóstico, em menor tempo.

Outra aquisição foi a bomba infusora de duas cabeças, que permite a infusão de contraste radiológico, soro e/ou medicamentos, usado em centros de diagnósticos por imagem (tomografia).

Tomografia realiza exame de alta resolução com radiação reduzida

O aparelho de tomografia multislice, de 16 canais, realiza exames de alta resolução e baixa radiação. Possui vários tipos de recursos que possibilitam a avaliação de imagens em alta velocidade e, desta forma, a diminuição de radiação para o paciente. O equipamento irá oferecer, ainda, atendimento para pacientes assistidos pela oncologia, o que significa um ganho na assistência médica nesta área médica no município.

O centro cirúrgico do hospital passa a contar com o Arco Cirúrgico (Arco em C), utilizado inclusive em cirurgias de alta complexidade como neurocirurgia e cirurgia vascular. É um aparelho composto por arcos montados sobre rodas, tubo de RX, intensificador de imagens e sistema de monitores com suporte móvel.

Com a aquisição deste novo aparelho, a unidade contará com duas máquinas, o que permitirá que duas salas cirúrgicas estejam operando ao mesmo tempo. A ferramenta ajuda o profissional a visualizar, em tempo real, as imagens durante a cirurgia, garantindo melhor resolutividade na condução dos procedimentos.


Fotos Relacionadas