Macaé investe em oferta de exames de imagem

01/12/2021 10:46:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: João Barreto

O atendimento à população será realizado de acordo com o encaminhamento médico por atendimento ofertado nas unidades da rede de Atenção Básica do município

A inauguração do Serviço de Endoscopia e Colonoscopia no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, realizada na noite desta terça-feira (30), representa os investimentos garantidos pela prefeitura para ampliar a oferta de exames clínicos gratuitos, para suprir a demanda da rede pública de Saúde.

Com capacidade de realizar 180 exames de endoscopia e 80 exames de colonoscopia por mês, a ação complementa os serviços ligados às redes de Atenção Básica, Alta e Média Complexidades, ofertados à população através dos atendimentos realizados pelo Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.

De acordo com o prefeito Welberth Rezende, o objetivo da nova unidade é realizar, também mutirões de exames para suprir a demanda de encaminhamentos já registrada pela rede municipal. “Essa é uma entrega que está relacionada ao nosso compromisso de resolver a questão dos exames do município. Outros polos serão criados para assegurar a nossa população o direito de ter uma saúde humanizada e de qualidade “, destacou o prefeito.

Atualmente, o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba realiza, por mês, cerca de 17 mil atendimentos, entre consultas, exames de imagem e pequenas cirurgias. A unidade é referência em atendimento integrado da rede de Saúde.

“O Centro de Especialidades é uma unidade de referência para consultas, exames, pequenas cirurgias e reabilitação. Atendemos, atualmente, cerca de 17 mil pessoas por mês e vamos ampliar ainda mais a nossa capacidade”, destacou diretor técnico do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, Dr. Marlone Carvalho.

O Serviço de Endoscopia e Colonoscopia conta com dois aparelhos novos, além de Sala de estabilização, pré e pós-exames. O atendimento à população será realizado de acordo com o encaminhamento médico por atendimento ofertado nas unidades da rede de Atenção Básica do município.

“É importante destacar o empenho e a dedicação de toda a equipe em assumir esse compromisso com a nossa população, através de um trabalho pioneiro que será realizado por esta unidade. O Serviço de Endoscopia e Colonoscopia torna Macaé a única cidade da região a ofertar esses exames para a população”, afirmou a Secretária de Saúde, Liciane Furtado.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito Célio Chapeta, a diretora administrativa do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, Tânia Regina Pinheiro, o secretário adjunto de Alta e Média Complexidade, Dr. Antônio Carlos Soares e os vereadores Rond Macaé e Paulista.


Fotos Relacionadas