Macaé oferece escala de atuação dos profissionais da saúde

10/08/2018 11:24:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

A medida está entre as diversas ações de transparência do governo municipal

Para facilitar o dia a dia do cidadão que necessita de atendimento nas unidades de saúde, a Prefeitura de Macaé disponibiliza, desde de junho de 2016, a escala dos profissionais do setor. A medida está entre as diversas ações de transparência que o governo tem adotado para ampliar o controle social. As informações estão disponíveis no site macae.rj.gov.br. A população pode consultar dia, horário e local de atuação de cada servidor da área.

A medida, que já é prática no município há mais de dois anos, tem sido, inclusive, uma das recomendações recorrentes do Ministério Público Federal (MPF) em todo território nacional, com o objetivo de defender o direito dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como garantir a existência de mecanismos que inibam irregularidades.

Entre as ofertas de serviço de saúde da rede municipal estão sete unidades de emergência 24h, três unidades básicas de saúde; três centros de especialidades; um núcleo de atendimento e 34 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), com 44 equipes.

Transparência - Desde 2013, o governo municipal vem adotando medidas para garantir a oferta de serviços de qualidade à população. A implantação do registro de ponto pela biometria, em 2015, é uma delas, bem como o Portal da Transparência, que também disponibiliza informações sobre o funcionalismo público.

Nas últimas avaliações, Macaé conquistou a nota máxima em transparência em avaliação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). O resultado consagra o município pelas ações de acesso à informação e disponibilização de canais eficientes para recebimento de solicitações dos cidadãos e retorno aos mesmos.

Conheça a escala dos profissionais.