Macaé realiza mutirão de castração de cães e gatos neste sábado

19/05/2017 11:36:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Animais receberam avaliação antes de passar pelo procedimento

Depois de cadastrar cerca de 60 proprietários de cães e gatos, no Lagomar, o bairro recebe, neste sábado (20), o primeiro “Mutirão de Castração de Cães e Gatos”. A intervenção cirúrgica ocorrerá no Posto de Abastecimento e Combate ao Aedes, a partir das 8h. Todos os animais receberam avaliação veterinária antes de passar pelo procedimento.

A cirurgia será feita pelo médico veterinário Edmundo Abílio, professor de cirurgia para animais de pequeno porte do curso de veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e seus alunos de graduação e pós-graduação.

- Este é um passo significativo no controle do crescimento populacional e de promoção da saúde de pequenos animais. A equipe médica do projeto de extensão da Uenf, de Campos dos Goytacazes, é uma de nossas parceiras nesse programa e deve seguir o calendário dos mutirões nas áreas onde há maior população de cães e gatos. O importante é que, com a esterilização cirúrgica, vamos ao encontro de quem não tem condições financeiras de pagar uma castração - assegura Rafael Amorim, coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses.

Ele explica que os 60 proprietários cadastrados, no ultimo dia 11, se encontram dentro dos critérios para atendimento, ou seja, são inscritos em programas sociais do CadÚnico, com renda de até um salário mínimo.

Após esta etapa do Lagomar, o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos continuará. O objetivo é conter o crescimento populacional e a falta de cuidado por parte de tutores, o que acaba gerando grande número de animais domésticos maltratados e abandonados nas ruas.

O programa municipal é executado pela Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Macaé.


Fotos Relacionadas