Macaé tem novo mamógrafo na rede municipal

11/07/2019 10:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Em um mês, foram realizados 400 exames em equipamento que não necessita de alta compressão na mama

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, vem ampliando suas ações de promoção e prevenção de doenças. Neste sentido, o município adquiriu um novo equipamento de mamografia digital, visando à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama.

Com o novo aparelho, o município realizou 400 exames em um mês. O mamógrafo digital trabalha com menos carga de radiação, não polui - a revelação é digital -, possui alta resolução, maior definição e a compressão na mama é reduzida pelo maquinário ser mais sensível à captação das imagens.

A responsável pelo serviço de radiologia e diagnóstico por imagem do município, Luciana De Biase, explica que com o mamógrafo digital a precisão e a agilidade do diagnóstico aumentam consideravelmente. O equipamento entrega a imagem da mamografia com melhor qualidade.

Ela acrescenta que com a compra do novo equipamento não há fila de espera, a paciente passa pelo ginecologista, que faz a solicitação do exame. A mesma deve se dirigir até a Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria (CCAA) que fará o agendamento.

"A expectativa é criar um grupo voltado para atendimento da mama. Num mesmo local a usuária fará ultrassonografia, mamografia e caso seja detectada alguma lesão, poderá fazer o diagnóstico de risco patológico", frisou.

A enfermeira Tatiana Ferreira Castro, 44 anos, foi fazer seu exame e ressaltou a importância da prevenção. “A mamografia é um complemento, o exame clínico, auto-exame e ter uma vida saudável também são essenciais na prevenção das doenças”, frisou.

A autônoma Celma Leite Pereira, 44 anos, também compartilha da mesma opinião e destaca o atendimento na rede municipal de saúde. “Este é o terceiro ano que faço mamografia e a primeira vez na rede pública e estou impressionada com a rapidez de todo o processo, entre a consulta médica e a realização do exame não demorou 15 dias”, disse, acrescentando que a mulher não deve ter vergonha de buscar informações, pois a demora pode custar a vida.

O novo mamógrafo foi instalado no setor de imagens do Hospital Público de Macaé (HPM). A Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria fica localizada na Avenida Agenor Caldas, 261, no Centro. A paciente deve levar o pedido médico próprio do SUS, documento de identificação e Cartão SUS. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam e os impactos da doença são minimizados.