Mamógrafo móvel atende até quinta na Praça Washington Luiz

07/11/2018 14:31:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Exames são realizados de 8h às 17h e o resultado da ultrassonografia sai na hora

O mamógrafo móvel do Governo do Estado estará no município nesta quarta (7) e quinta-feira (8), na praça Washington Luiz, realizando exames de 8h às 17h. Serão, ao todo, 120 mamografias e 60 ultrassonografias. Para serem atendidas, as pacientes apresentam encaminhamento do médico e autorização do Controle, Avaliação e Auditoria.

De acordo com informações da Secretária Adjunta de Atenção Básica, Deusilane Almeida, o município firmou parceria com o Estado para os exames de mamografia e ultrassonografia. "Todos os exames foram autorizados pelo setor de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde e as pacientes tiveram que apresentar o encaminhamento do médico", explicou, acrescentando que o resultado das ultrassonografias é entregue na hora. Já os resultados da mamografia ficam prontos em um prazo de 20 a 30 dias e serão enviados para a sede do Controle que fica na Avenida Agenor Caldas, 261, Imbetiba.

A dona de casa Maria Isabel Medeiros, de 56 anos, conta que esta é a primeira vez que realiza exames no mamógrafo móvel. "Recebi o encaminhamento do médico e autorização para fazer a mamografia. É um exame de rotina e fui bem atendida. Agora é só aguardar o resultado", disse.

A aposentada Ângela Maria Amorim, de 63 anos, disse que foi a primeira vez que utilizou o serviço e gostou muito. "Faço a minha prevenção todos os anos, pois acho muito importante, apesar de não ter caso de câncer de mama na família. Fiquei bastante à vontade, não senti dor", contou a paciente. Depois de Macaé, o mamógrafo seguirá nesta sexta-feira (10) para a cidade de Santa Maria Madalena.

Atendimento na rede - A Prefeitura de Macaé finalizou o processo burocrático interno para aquisição de mamógrafo digital e a licitação acontecerá no dia 13 deste mês. A meta é que a partir do início de 2019, a Secretaria de Saúde realize 200 exames por semana, além dos 150 já oferecidos atualmente.

O equipamento novo será instalado no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc) do bairro da Aroeira.

A realização da mamografia é importante na identificação precoce do câncer de mama e reduz significativamente o risco de mortalidade. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame a cada dois anos.


Fotos Relacionadas