Novembro Azul conscientiza sobre prevenção ao câncer de próstata

01/11/2018 15:44:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Atividades acontecerão no CIAS, Centro de Saúde Dr. Moacyr Santos e Casa da Criança

Mês dedicado à saúde do homem, Novembro Azul é uma campanha de conscientização que alerta para importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. Em Macaé, a Secretaria de Saúde preparou algumas atividades alusivas ao tema, nas unidades de saúde.

A programação começa na segunda-feira (5), no Centro de Saúde Dr. Moacyr Santos, a partir das 9h, com esquete teatral com o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) e ações de conscientização.

As atividades seguem na terça (6), às 8h, na Casa da Criança e do Adolescente e na sexta-feira (9), no Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS), às 9h.

A campanha alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Em Macaé, a rede municipal de saúde conta com unidades básicas de saúde, centros de especialidades e unidades de Estratégia Saúde da Família que oferecem atendimento médico com agendamento prévio. Por mês, são realizados uma média de 1.110 exames de PSA pela coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria.

Segundo dados do Polo de Atendimento ao Paciente Oncológico e Especialidades, este ano foram diagnosticados 59 novos casos de câncer de próstata.

Câncer de próstata - Um dos sintomas do câncer de próstata é a dificuldade de urinar. O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA (principal proteína encontrada no sangue e específica da próstata) e pelo toque retal, pois a glândula fica localizada no terminal do reto e geralmente 90% das alterações ficam na parte periférica e posterior da glândula. O exame deve ser feito por todos os homens a partir dos 45 anos.

O tratamento para casos em que a doença está no estágio inicial é a cirurgia e radioterapia. Quando a doença estiver mais avançada, o tratamento é feito com radioterapia e com hormônios.

O que é próstata - A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.