Núcleo atende 1300 mulheres e crianças por mês

11/07/2017 17:30:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Ginecologia, pediatria, clínica geral e nutrição são algumas especialidades disponíveis

Com menos de um ano de funcionamento, o Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc), do bairro Visconde, realiza uma média de 1300 atendimentos por mês. A unidade conta com uma equipe multiprofissional com ações voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento, de forma humanizada.

A unidade possui as especialidades de ginecologia, obstetrícia, mastologista, pediatria, clínica geral, nutrição, psicologia, serviço social e enfermagem. Serviços de pré-natal, coleta de sangue, medição da pressão arterial, peso e altura, coleta de preventivo, além dos grupos de planejamento familiar, gestante e aleitamento são promovidos.

A aposentada Neuza Pacheco de Andrade, 67 anos, faz suas consultas na unidade e elogia o serviço. "Sempre que preciso consigo ser atendida com poucos dias após o agendamento e os médicos são atenciosos", disse.

Para a balconista Kathellin Alves, de 23 anos, que está na cidade há seis meses, o serviço de saúde do município é muito bom se comparado com outras cidades do estado. "Morava na região metropolitana do Rio de Janeiro e tinha que esperar meses para conseguir um atendimento ambulatorial. Quando chegava no dia, o médico faltava. Uma das coisas que nos fez mudar para Macaé foi a questão da qualidade da saúde. Aqui com menos de 15 dias agendo e sou consultada", pontuou.

Um dos responsáveis pela unidade, Lindinaldo Bispo dos Santos, garante que a meta é a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. "Hoje as gestantes que fazem o pré-natal na unidade são acompanhadas até o parto, e na consulta pós-parto já agendamos a visita com o pediatra para o bebê", disse.

A demanda de atendimento é espontânea para as especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia e nutricionista. Já para as especialidades de mastologia e psicologia, é necessário encaminhamento. O Serviço Social é direcionado às gestantes, sem marcação, sempre às terças e quintas-feiras, de 8h às 17h.

Marcação de consulta - Pediatria na terça-feira, às 9h; Clínica Geral, Nutrição e Psicologia na terça-feira, às 13h. O agendamento para o pré-natal acontece todos os dias, é preciso levar exame de comprovação da gravidez e cartão SUS.

Atendimento - Segunda-feira (manhã e tarde) - Clínica Geral, Pediatria, Obstetrícia, Psicologia e Mastologia.

Terça-feira - (manhã e tarde) - Ginecologia, Nutrição e pré-natal; Psicologia (manhã).

Quarta-feira (manhã e tarde) - Pediatra e pré-natal.

Quinta-feira (manhã e tarde) - Clínica geral, pré-natal e Pediatria.

Sexta-feira (manhã e tarde) - pré-natal.


Fotos Relacionadas