Oficina de culinária apresenta receitas saudáveis

18/12/2018 15:03:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Orientação busca adoção de hábitos saudáveis no dia a dia

Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem fazer a diferença para quem deseja emagrecer com saúde. E com a proximidade do Natal, os cuidados devem ser redobrados. Pacientes do Ambulatório Especializado em Obesidade participaram, nesta terça-feira (18), da "Oficina Culinária de Fim de Ano: Ceia Natalina Saudável", realizada pela Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), em parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé).

O microempreendedor Wagner Cintra, 38 anos, perdeu 43 quilos em três anos. O esforço, segundo ele, ainda é grande. "Não posso descuidar nas festas natalinas. Podemos comemorar, porém, com alimentos saudáveis. Essa oficina é um incentivo para continuarmos cuidando da saúde", frisou o paciente que, atualmente, é ultramaratonista.

Durante a oficina, os pacientes aprenderam receitas como bolinho de batatalhau, arroz de laranja, amêndoas e passas, salpicão americano, farofa de coco e damasco azedo, purê de ervilhas, rabanada assada e refrigerante caseiro de maçã e gengibre.

Para o estudante de Nutrição, da UFRJ-Macaé, Marco Filho, é possível elaborar uma ceia saborosa com menos açúcar e gordura. "Utilizamos diversas técnicas para retirar a gordura saturada dos alimentos e substituí-la por castanha, por exemplo", destacou o estudante, que contribuiu para elaboração do cardápio.

A nutricionista e responsável pelo Ambulatório Especializado em Obesidade, Rejane Reis, afirmou que a oficina é sempre esperada pelos pacientes. "Já estamos na 14ª edição e a ideia é sempre mostrar que eles podem se alimentar sem perder o sabor dos alimentos", afirmou.

A paciente Dalva de Oliveira, 67 anos, fez cirurgia bariátrica em agosto deste ano e perdeu 21 quilos em quatro meses. Hoje, ela não sente mais dores na coluna e regularizou o diabetes e a pressão alta. "Essa oficina é uma felicidade. Todos juntos e com comida saudável", explicou Dalva, que está em tratamento no ambulatório desde 2014.

A equipe do Ambulatório Especializado em Obesidade atende no Pronto-Socorro Municipal (PSM), localizado na Rua Luiz Belegard, s/nº, Imbetiba. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, além do tratamento odontológico, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A oficina tem parceria com a Escola de Gastronomia Ceduco, rede Hortifruti e Especiarias Naturais.


Fotos Relacionadas