Prefeitura de Macaé inaugura Unidade de Castração de Cães e Gatos

14/08/2017 15:37:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Evento será às 18 horas desta terça-feira, na Avenida W5, 130, Lagomar

A prefeitura, com atuação da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais, inaugura nesta terça-feira (15), às 16h, na Avenida W5, 130, Lagomar, a primeira Unidade de Castração de Cães e Gatos de Macaé. A unidade é o primeiro posto de controle populacional animal da cidade, com capacidade para atender e castrar até seis animais por dia. Sua meta inicial é operacionalizar 480 cirurgias de castração ao ano.

Mantida pelo município, dentro do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG), executado pela Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), a unidade irá executar as cirurgias por meio de parcerias com os profissionais da área. Foi preparada para funcionar como local permanente de controle da natalidade de cães e gatos e outras atividades voltadas à saúde dos animais com participação da sociedade.

O objetivo é conter o crescimento populacional de cães e gatos que em Macaé já passa dos 20 mil animais domésticos. A superpopulação de animais acaba gerando um grande número de cães e gatos abandonados nas ruas, onde sofrem violências, além de se tornarem potenciais vetores de zoonoses.

A superpopulação de cães e gatos passou a ser um assunto de saúde pública. A Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses está respaldada na legislação federal (Lei 13426/17), que criou uma política de controle de natalidade de animais domésticos, levando em conta o quadro epidemiológico que possa existir com o aumento das espécies. Com isso, o procedimento de castração garante eficiência, segurança e bem-estar ao animal.

- Eles são mais de 130 milhões no mundo inteiro. No Brasil, os últimos dados do IBGE apontam para 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos. Em Macaé, a estimativa inicial é de cerca de 20 mil cães e 3,5 mil gatos. Com esta unidade, a prefeitura oferece um atendimento permanente de saúde animal que poderá operacionalizar inicialmente 480 cirurgias de castração ao ano – pontuou o Coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim.

As instalações da unidade

O prédio onde funciona o Controle de Endemias do CCZ sofreu reformas para abrigar a Unidade de Castração. A revitalização foi composta de uma sala de cirurgia e duas salas de preparação e paramentação (material de esterilização – luvas, máscaras, gorros, aventais, óculos protetores e escovação), seis canis pós-operatórios e um auditório aberto para a realização de palestras educativas e informativas. Além da reforma, a unidade ganhou duas mesas cirúrgicas para os procedimentos.