Prefeitura inicia ano com ações de combate ao Aedes aegypti

02/01/2018 10:41:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Aroeira, Ajuda de Cima, Botafogo, Barra e Fronteira são alguns locais que recebem equipes nesta semana

No primeiro mês do ano, como vem ocorrendo nos últimos tempos, a Prefeitura de Macaé adota postura mais enérgica para evitar possível proliferação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chicungunha. Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) utilizará técnicas de conchadas para o Levantamento de Índice de Infestação, com utilização da bomba costal na aplicação de larvicida.

A nova ação se dará nesta terça-feira (2), no canal da Aroeira; quarta (3), nos canais do Capote e da Glória; quinta (4), no canal Macaé-Campos e na sexta (5), também no canal Macaé-Campos. Os agentes do CCZ farão inspeção nas casas desses bairros e localidades. O órgão público que combate as endemias também vai atuar no início do ano no controle de roedores. É que na terça (2) seus agentes instalarão iscas nos bairros Centro e Ajuda de Cima; Botafogo e Imbetiba, na quarta (3); Fronteira, na quinta (4) e Barra de Macaé, na sexta (5).

Reconhecimento geográfico

Em diversos bairros da cidade, durante a primeira semana de janeiro, ainda haverá por parte do CCZ, ação para realizar o reconhecimento geográfico do município, com produção e atualização dos mapas dos bairros. Também observarão a numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, com o quantitativo dos imóveis por tipo. O reconhecimento geográfico é uma atividade que precede a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e de tratamento químico.

Segundo o coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, todos esses trabalhos visam à qualidade de vida dos moradores de Macaé.