Prefeitura recebe homenagem do Conselho Regional de Odontologia

06/02/2019 18:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto/Arquivo Secom

Centro de Especialidades Odontológicas é um dos locais de atendimento gratuito para população

A Prefeitura de Macaé recebeu Moção de Louvor e Reconhecimento do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO) pelo trabalho desenvolvido junto à população. A moção se deve ao serviço realizado pelas unidades de saúde na área de odontologia e oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Macaé. Em 2018, foram realizados 204.000 procedimentos somente no setor de Odontologia Coletiva. O CRO é composto por representantes da classe odontológica do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Moção de Louvor e Reconhecimento tem a chancela da Comissão de Políticas Públicas de Saúde Bucal.

A Prefeitura de Macaé disponibiliza o atendimento odontológica em várias frentes. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são oferecidos serviços especializados como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal) e prótese (dentaduras), além de atendimentos direcionados a pessoas com deficiências mental e física, anomalias congênitas, deformações e síndromes, distúrbios comportamentais (autismo), entre outros.

No CEO também funciona o Consultório de Odontopediatria e Bebês para crianças a partir de um ano de idade, que atendeu 2.622 crianças no ano passado. No local também é realizada a cirurgia para correção do freio lingual, a frenotomi. O Consultório surgiu através do programa Odontologia Coletiva, que é feito nas escolas municipais. O Tratamento Restaurador ao Traumático (TRA) abrange todas as 106 escolas do município e as cáries maiores são indicadas para o consultório.

Macaé também desenvolve programa odontológico para pacientes acima do peso. Os usuários têm educação de saúde bucal por meio de uma boa alimentação, são encaminhados para tratamentos especializados, como periodontia, cirurgias bucomaxilo, recebendo atendimento pós cirurgia bariátrica. O Programa de Obesidade funciona no Pronto-socorro Municipal (PSM), Imbetiba.

Centro de Especialidades oferece atendimento gratuito

O município possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Márcio José Rodrigues Barcelos, com atendimento gratuito à população. Criado em 2014, o local, que funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, possui especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal) e prótese (dentaduras).

Além do atendimento de especialidades, o local assiste casos de emergência por 24 horas. Nesse caso, o paciente não precisa de encaminhamento.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) fica localizado na Rua Velho Campos, 566 - Centro. No Pronto-socorro do bairro Aeroporto também é oferecido o serviço odontológico à população.