Prevenção ao suicídio é tema de encontro

16/09/2019 15:11:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Evento faz parte da programação do Setembro Amarelo

A Área Técnica da Rede de Vigilância das Violências realizou, na manhã desta segunda-feira (16), encontro que teve como tema a prevenção ao suicídio, em alusão ao "Setembro Amarelo". Participaram profissionais da inter e intrassetorial do município.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes, Ananda de Moura Resende, o trabalho sobre o tema é fundamental para a conscientização e a sensibilização de profissionais, gestores e demais convidados sobre a importância em ampliar e fortalecer as ações de promoção em saúde, vigilância, prevenção e atenção integral, relacionados ao suicídio.

A médica Daniela Bittencourt, que trabalha com Saúde da Família e também é psiquiatra, destacou que o tema é amplo, complexo e atinge todas as faixas etárias. "No país o índice maior de suicídio é entre os jovens de 15 a 29 anos de idade. É importante os familiares e amigos ficarem atentos ao isolamento social", informou.

Ela acrescentou ainda que não tem como prever se a pessoa cometerá suicídio e que toda a família deve apoiar o paciente. "É importante que todos os casos sejam notificados e que haja um trabalho integrado entre saúde, assistência e educação" ressaltou.

Já a psicóloga Marleide Santana falou durante o encontro sobre a sua experiência com pessoas que já tentaram suicídio. "O primeiro passo é perceber se o paciente tem idealização ao suicídio. Percebendo esse sentimento trabalho com arteterapia e com os sonhos do paciente", explicou.

A psicóloga assinalou que não é "frescura" fazer terapia e que esse recurso é fundamental no processo de cura do paciente. Mais informações sobre Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e Acidentes da Secretaria de Saúde poderão ser obtidas pelo telefone 27655-8700, ramal 239.


Fotos Relacionadas