Profissionais encerram curso de capacitação em Saúde da Família

18/11/2019 18:01:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Cerca de 300 agentes comunitárias de Saúde participaram da capacitação

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (18), a entrega do certificado de conclusão do curso de Atualização em Saúde da Família, para 75 agentes comunitários da saúde. O projeto, que está em sua terceira edição, é uma parceria das secretarias municipais de Educação - por meio da Universidade Livre (Unilivre) -, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, e de Saúde, através da Adjunta de Atenção Básica e a Coordenação Técnica da Estratégia Saúde da Família (ESF).

De acordo com a responsável técnica e coordenadora do curso, Miriam Benjamim, o projeto faz parte das ações de capacitação permanente dos profissionais da rede de saúde. “Esperamos que todo conhecimento seja empreendido no dia a dia dos agentes, estes que são fundamentais na engrenagem da saúde. O agente é o elo entre a comunidade e o sistema de saúde”, frisou.

A assistente social da Estratégia Saúde da Família, Luzia Santana, também reforçou a importância dos agentes comunitários de saúde. “Esse profissional tem contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância, promoção e prevenção, norteando as ações da Atenção Básica”, disse.

O subsecretário de Ensino Superior, Carlos José Matos de Andrade, frisou que a Cidade Universitária é um polo de conhecimento e que pode proporcionar qualificação para os profissionais da rede de saúde, já que o espaço conta com os cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Farmácia. “Esse trabalho é fundamental, principalmente pelo retorno no cuidado com a população que será atendido por profissionais qualificados”, observou, acrescentando que saúde é prevenção e hospital é uma necessidade emergencial.

As agentes comunitárias, Cariene Reid Coutinho e Gecimar Dames, que atuam no bairro Cajueiros e no distrito do Sana, respectivamente, aprovaram o curso. “É sempre importante o aprimoramento profissional. Nós atuamos diretamente na casa das pessoas, acompanhamos a sua rotina. Levamos conhecimento técnico de forma prática, visando que todos tenham melhoria na qualidade de vida através da mudança de hábitos”, garantiram.

O curso de Atualização em Saúde da Família foi ministrado para os cerca de 300 agentes comunitários de Saúde de Macaé. Os encontros aconteceram uma vez por semana, num total de 100 horas/aula.


Fotos Relacionadas