Programa de Atenção Integral à Saúde realiza verão saudável

07/02/2018 12:51:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Objetivo foi conscientizar sobre a importância da hidratação e do uso do protetor solar

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (PAIST) participou, durante a manhã desta quarta-feira (7), na praça Veríssimo de Melo, de um café da manhã com moradores em situação de rua. A equipe fez, também, um trabalho de conscientização sobre a importância da hidratação durante o Verão e o uso do protetor solar para evitar o câncer de pele.

De acordo com informações da coordenadora do PAIST, Monalisa Cezimbra, a ação contou com a parceria da Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas (Cepod), que divulgou o programa "Amigo da Vez". A finalidade é conscientizar os motoristas de não beber se for dirigir, e procurar outro tipo de transporte como táxi, ônibus ou mesmo uma carona com amigo que não ingerir álcool.

- Conscientizamos sobre a importância de se beber bastante água, principalmente no período do Verão e agora no Carnaval, quando as pessoas consomem mais álcool, explicou.

Monalisa informou, ainda, que a mesma ação será realizada nesta quinta-feira (8), às 15h, no Terminal Central e sexta-feira (9), no Terminal Cehab, no mesmo horário. A ação contou também com a entrega de folderes explicativos do Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Outras Drogas (Caps AD), do Alcoólicos Anônimos (AA), do Centro de Controle de Zoonoses e do Programa DST/Aids.

A coordenadora de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses, Rose Costa, frisou que foram distribuídos folhetos para alertar a população sobre a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir a dengue, chicungunha e zika vírus.

- Nós estamos recebendo reclamações e solicitações da população para visitas e verificarmos se no local há focos do mosquito. É importante que o cidadão continue cuidando do seu quintal, para evitar que o mosquito se prolifere, ressaltou.

O coordenador do Programa DST/Aids, Rodrigo Azevedo Bezerra, detalhou que foram distribuídos preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. Quem desejou, foi encaminhando para o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, para fazer o teste rápido DST/Aids.

- A testagem é por livre demanda. A orientação do Ministério da Saúde é que o maior número de pessoas faça o teste para o diagnóstico precoce e o início do tratamento o quanto antes, assinalou.

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador tem o objetivo de envolver todos os trabalhadores sobre a importância de cuidar da saúde e por isso, realiza ações com temas mensais.

Mais informações poderão ser obtidas na Rua Teixeira de Gouveia, 634 - Centro, telefone (22) 2759-3099 ou pelo e-mail pstrab.macae@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas