Psicologia e Nutrição juntas no combate à obesidade

19/02/2020 18:19:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

O encontro foi no auditório do Hospital São João Batista

Pacientes com obesidade em Macaé recebem apoio no tratamento. Nesta quarta-feira (19), o psicólogo Cidnei Bertussi e a nutricionista Lílian Scherer apresentaram palestras, meditações e filmes para um grupo de 15 pacientes - alguns já submetidos à cirurgia bariátrica. O encontro foi no auditório do Hospital São João Batista.

No início, Cidnei aplicou exercícios de atenção plena, através dos quais são trabalhadas a percepção do corpo e a respiração. Na sequência, Lílian, acompanhada por três estagiárias de Nutrição, abordou temas como autoestima, controle alimentar e dieta. Ela também exibiu um filme.

"Devemos mudar nossa relação com nós mesmos, ter menos cobranças e melhorar a autoimagem positiva. Precisamos nos cuidar melhor, com mais amor", disse a nutricionista, acrescentando que alimentação saudável e prática de exercícios físicos auxiliam no processo de emagrecimento.

Trabalho psicológico

O psicólogo Cidnei Bertussi salientou que o tratamento da obesidade revê alguns conceitos. "Elucidamos o significado de comer, que está vinculado ao ato de suprir carências psicológicas. Procuramos descobrir a representatividade da comida na vida do paciente", explicou.

Quem já passou por cirurgia bariátrica também recebe atenção. "Usamos com esse público um exercício chamado MindFul Eating, que consiste em se alimentar com atenção plena. A finalidade é criar uma nova conexão com os alimentos. Procuramos fazer com que a pessoa se aceite em sua singularidade", detalhou Cidnei Bertussi.


Fotos Relacionadas