Roda de conversa lembra Dia Mundial da Saúde Mental

16/10/2018 15:14:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Evento teve o objetivo de discutir a Reforma Psiquiátrica no país

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Betinho realizou nesta terça-feira (16), no auditório do Solar dos Mellos, roda de conversa. O evento foi realizado para lembrar o Dia Mundial da Saúde Mental, no dia 10 de outubro. O encontro serviu também para discutir a Reforma Psiquiátrica no país.

O musicoterapeuta Nelson Falcão, que faz parte da equipe do Caps Betinho, destacou a importância de se discutir a portaria 3.588, de 21 de dezembro de 2017, que altera alguns pontos no tratamento de pessoas com transtorno mental.

Já assistente social do Caps Betinho, Renata Freire, defende a ampla discussão desse assunto, principalmente com os próprios usuários, para que eles possam apontar qual o melhor tratamento e em cima dessas informações, construir políticas de saúde mental.

"A pessoa que chega para ser atendida é avaliada e tem um perfil de um projeto terapêutico traçado. Ela pode ficar o dia todo ou comparecer ao Caps, conforme a sua necessidade. Cada tratamento é individualizado", explicou.

A assistente social acrescentou ainda que o Caps possui oficinas terapêuticas, como artesanato e musicoterapia. Em média são atendidas 40 pessoas por dia, por uma equipe multiprofissional composta por musicoterapeuta, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, psiquiatra, terapeuta ocupacional e assistente social.

Dia Mundial da Saúde Mental - O Dia Mundial da Saúde Mental chama a atenção pública para a questão da saúde mental global. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro objetivo do dia. Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

Reforma Psiquiátrica - A Reforma Psiquiátrica pretende construir um novo estatuto social para o indivíduo em sofrimento psíquico que garanta cidadania e respeito a seus direitos e sua individualidade, promovendo sua contratualidade (resgate da capacidade do indivíduo de participar do universo das trocas sociais, de bens, palavras e afetos) e sua cidadania, inclusos aí não só seus direitos como seus deveres como cidadão.

Serviço de atendimento à Saúde Mental em Macaé

Caso a pessoa precise de algum atendimento, poderá procurar o Núcleo de Saúde Mental, que fica localizado na Rua das Laranjeiras, s/n, Imbetiba 2759-9410;

Caps AD, que funciona na Rua Tiradentes, 240, Imbetiba 2796-1295;

Caps Betinho, que fica na Rua Compositor Benedito Lacerda, 212, Imbetiba 2796-1374;

Capsi (Atendimento Infantil) - Rua Francisco Portela, 239, Centro 2796-1352.