Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Saúde

Sarampo: pais devem ficar atentos à vacinação

2018-07-06 10:14:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
um profissional de saúde aplicando vacina em um menino no colo de uma mulher
Foto: João Barreto
A primeira dose da vacina deve ser dada aos 12 meses

Depois de receber o certificado de eliminação do sarampo da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), em 2016, o país volta a ter registros da doença. No Rio de Janeiro, são 16 casos suspeitos. Macaé tem 100% de cobertura da vacina tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) em crianças de um ano de idade. Ainda assim, a Secretaria de Saúde alerta para a importância dos pais manterem a caderneta de vacinação em dia, sendo a vacina a única prevenção.

No município, a tríplice viral está disponível em todas as unidades de saúde. O atendimento na Casa da Vacina e nos postos do Parque Aeroporto e da Imbetiba é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Nas demais unidades, a vacinação é oferecida em dias e horários específicos, mediante agendamento, para otimização dos frascos com as doses.

A gerente do programa, Luciana Santos, lembra que o esquema da vacina triviral é feita em duas doses. A primeira, aos 12 meses, e a segunda, aos 15 meses de idade. Em adultos até 29 anos, o Ministério da Saúde preconiza duas doses e até 49 anos, dose única. “A vacina contra essas doenças é a única medida preventiva e a mais segura. É importante apresentar a caderneta de vacinação para que o profissional faça a avaliação", frisou.

Mãe do pequeno Samuel, 1 ano, Laura Macedo, levou o filho para tomar as vacinas indicadas para 12 meses. "Foram várias vacinas e como mãe fico com dó de ver ele levar tantas picadas, mas é importante para sua saúde. Mantenho o cartão de vacina em dia para evitar que pegue alguma doença", disse. Além da triviral, Samuel recebeu a antimeningocócica e a segunda dose da gripe.

+ Mais Notícias