Saúde Mental realiza atividades pelo Dia de Luta Antimanicomial

14/05/2018 09:56:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Danças Circulares fazem parte da programação

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em alusão à data, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Saúde Mental, irá promover algumas atividades abertas ao público. As ações incluem oficinas, atividades culturais, palestras, além de debates sobre a reforma psiquiátrica, entre terça-feira (15) e sexta-feira (18).

O Dia da Luta Antimanicomial tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade do desenvolvimento de tratamentos em Saúde Mental que desconstruam os mitos que fomentam as práticas de violência e segregação, que fundamentam o estigma da loucura.

A equipe organizadora do evento garante que um dos desafios da reforma psiquiátrica é a criação de permanentes espaços de diálogo e construção para toda a sociedade. Podem participar do evento todos que possuam interesse em discutir as políticas públicas de saúde mental.

O programa de saúde mental conta com diversos dispositivos assistenciais, cada um com seu perfil prioritário de atendimento, sendo eles: CAPS Betinho, CAPS Infantil, CAPS Álcool e Drogas, Núcleo de Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Básica, Emergência Psiquiátrica, entre outros.

Luta - O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987, na cidade de Bauru, em São Paulo. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

A programação inclui às 9 horas, nesta terça-feira (15), intervenções urbanas na Praça Veríssimo de Mello (sarau de poesias, danças circulares, cantoria e caminhada até o calçadão); nesta quarta-feira (16), às 9 horas, Assembleia no CAPS Ad com o tema "Reforma Psiquiátrica e os desafios da atualidade: resistência em favor da liberdade e das conquistas sociais".

Na quinta-feira (17) haverá às 9 horas oficina de Hai Kai (Poema Japonês) no Solar dos Mellos e na sexta-feira (18), às 14 horas, Garagem Musical com Clara Brito no CAPS Ad.


Fotos Relacionadas