Saúde promove atividades no Dia Mundial de Luta contra a Aids

01/12/2021 14:37:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Ação está até as 16h desta quarta-feira (1º) no Calçadão da Avenida Rui Barbosa

Com o intuito de oferecer informação qualificada a respeito da importância do diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis e da Aids, a Secretaria de Saúde de Macaé está presente até as 16h desta quarta-feira (1º), na avenida Rui Barbosa, em frente a Sociedade Musical Nova Aurora. As atividades realizadas ao longo do dia foram alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

O aposentado A.M.N, de 57 anos, aproveitou o evento e fez o teste rápido para HIV, sífilis, hepatites B e C. "É muito bom ter esses serviços bem próximo da população. É importante essa orientação dos profissionais, quanto ao uso do preservativo e a oferta dos exames. O teste é muito rápido, em 30 minutos sai o resultado e, saio daqui tranquilo com o meu resultado em mãos", disse.

Segundo a coordenadora do Programa IST/Aids, Sandra Barcelos, o programa passou por uma reestruturação no atendimento e os testes agora podem ser feitos sem a necessidade de agendamento. "Estamos atendendo a demanda espontânea, as pessoas que desejam fazer o exame passam pela equipe de aconselhamento antes e depois. Quando o exame tem resultado positivo, o paciente já inicia seu atendimento no programa, com uma equipe multidisciplinar", informou.

Sandra também reforçou a importância da prevenção, com o uso do preservativo nas relações sexuais. Entre janeiro e novembro deste ano, o programa registrou 182 novos casos. "Atualmente, temos 1.190 prontuários ativos e observamos uma maior incidência nas notificações de doenças sexualmente transmissíveis entre homens e mulheres com idade entre 15 e 29 anos", frisou, acrescentando que a ação contou a parceria do Sindicato dos Servidores Municipais, com os testes sendo realizados na sede da entidade.

Durante a programação também foi ofertado o teste para Covid-19. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, falou da relevância da população, que recebeu a primeira dose, completar seu esquema vacinal. "Estamos num momento de redução dos índices e muitas pessoas não apresentam sintomas e a realização do teste é fundamental para que consigamos detectar as pessoas com o vírus e, imediatamente, fazer o isolamento do mesmo para que não transmita para outras pessoas", enfatizou.

A equipe do Programa de Apoio às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) fez a distribuição de folhetos explicativos e preservativos masculino e feminino.


Fotos Relacionadas