Saúde promove Seminário sobre Arboviroses

13/12/2018 15:45:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Cerca de 100 pessoas compareceram ao encontro

Com o objetivo de compartilhar com profissionais e estudantes da área da saúde informações sobre o cenário epidemiológico do município, assim como os fluxogramas e manejo clínico das arboviroses - doenças causadas por insetos -, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (13), no auditório da Cidade Universitária, o Seminário Municipal Vigilância Epidemiológica das Arboviroses. A iniciativa ainda visa o enfrentamento e controle dos vetores e doenças. Cerca de 100 pessoas compareceram ao encontro.

Enfermeira do município de Quissamã há 15 anos, Débora Paes expressa a importância do seminário e do intercâmbio de conhecimentos entre os municípios. "Eu sempre participo dos encontros promovidos por Macaé. Além da troca de informações, é de extrema importância entender como os nossos vizinhos trabalham para que possamos caminhar juntos, de mãos dadas. Encontros como esse mostram a importância com a comunidade. É um trabalho de conscientização e prevenção", destacou Débora.

A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Liciane Furtado, a importância da programação está na realização de palestras acerca da situação epidemiológica atual e dos diferentes aspectos referentes à transmissão das arboviroses, dos vetores, estudo de caso da chicungunha e a experiência do município no controle da febre amarela.

O seminário contou com a participação de profissionais da área que abordaram temas como: Perfil Epidemiológico das Arbovirores de Macaé; Agente Transmissor; Febre Chicungunha; Dengue; Zika e Febre Amarela - A Experiência do Município de Macaé no Controle da Doença".

Na ocasião, a prevenção à proliferação dos mosquitos transmissores foi disseminada pelo setor de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que levou amostras de espécies urbanas (Aedes aegypti) e silvestres (Sabethes e Haemagogus) para serem analisados por meio de um microscópio.


Fotos Relacionadas