Saúde realiza em média 400 testes do pezinho por mês

06/09/2017 09:00:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno/Equipe Secom

Teste é realizado na Casa da Vacina às terças, quartas e quintas-feiras, de 8h às 11h

O município de Macaé oferece teste do pezinho na Casa da Vacina e em outras unidades de saúde. São realizados, em média, 400 testes por mês e o objetivo é identificar possíveis doenças no bebê para que eles recebam de imediato o tratamento adequado. O procedimento deve ser previamente agendado.

A Casa da Vacina realiza o teste do pezinho às terças, quartas e quintas-feiras, de 8h às 11h. De acordo com a enfermeira responsável do Programa de Triagem Neonatal, Maria do Carmo Fagundes, o ideal é que o exame seja realizado 48 horas depois do nascimento do bebê.

- O exame deverá ser feito no máximo em até 30 dias. Ele é feito colhendo algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, o teste diagnostica doenças precocemente que poderão ser tratadas no início de forma adequada, explicou.

O teste do pezinho permite identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, deficiência biotinidase, hiperplasia adrenal e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).

Para realizar o exame, o responsável deverá apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação da criança, comprovante de residência em Macaé, certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo e telefone para contato. O teste do pezinho só é realizado em bebês nascidos em Macaé.

- Caso o exame da criança apresente algum problema, o município será responsável por seu tratamento. Os exames são encaminhados para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), acrescentou.

O teste do pezinho também poderá ser realizado no pronto-socorro do Aeroporto, às quartas-feiras, de 8h às 11h. O procedimento também deve ser marcado previamente pela família do bebê.

Na região serrana, o teste do pezinho é realizado na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Trapiche, às terças e quartas, de 8h às 11h. O exame também deve ser agendado.


Fotos Relacionadas