Secretaria de Saúde

Semana da Criança continua no Capsi

2019-10-16 10:13:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Foto: João Barreto
Atividades artísticas e culturais são promovidas durante toda a semana

Segue até sexta-feira (18) a programação da Semana da Criança na sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi). O objetivo é levar atividades lúdicas e culturais, além de promover socialização, para os 180 atendidos do espaço. A ação de saúde bucal será promovida nesta quinta-feira (17), para os adolescentes acima de 12 anos e, na sexta-feira (18), haverá baile a fantasia a partir das 14h.

Na terça-feira (15), os assistidos participaram de palestra informativa sobre cuidados com os dentes, escovação, entrega de kits e fluoretação, promovida pela equipe de Odontologia Coletiva da Secretaria de Saúde. A novidade é que a partir do mês de novembro, o Capsi vai fazer parte do calendário de visitas da equipe.

Mãe de Maria Eduarda Ferreira da Silva, de 3 anos, Liliane Ferreira dos Santos gostou da palestra. "É muito importante as informações para reforçar a higiene bucal dos nossos filhos", conta. Danielle Oliveira destacou que as dicas foram valiosas. "Minha filha Alice tem 5 anos e, após esta palestra, ficarei mais atenta quanto à questão de consumo de doces", observa. Estavam presentes na ação as coordenadoras do Capsi, Iasmin Morinigo, de Odontologia Coletiva, Carla Bittencourt, além das equipes que atuam no Capsi e na saúde bucal.

O Capsi recebe crianças e adolescentes que são encaminhados pela rede de proteção do município. O local conta com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional. Reconhecido como um serviço de referência destinado ao atendimento psicossocial, o local oferece acolhimento, avaliação e propõe projeto terapêutico de cuidados destacando atendimentos individuais, em grupos, familiares e oficinas terapêuticas. O espaço funciona na Rua Francisco Portela, 239, Centro, telefone 2796-1352.

Segundo a coordenação do Capsi, Iasmin Morinigo, o objetivo é "proporcionar (re)inserção na sociedade, favorecendo autonomia e socialização, e reconhecendo singularidade de cada caso".

Saúde bucal é promovida nas escolas

Além de iniciar o atendimento no Capsi, a equipe continuará até o fim do ano atendendo escolas municipais com tratamento restaurador atraumático (TRA), trabalho que faz parte do reforço da saúde bucal. "O TRA é um tratamento alternativo para a cárie dentária sem o uso de instrumentos rotatórios. A ação começa com a identificação das crianças com cáries menos complexas para posterior tratamento realizado no próprio ambiente escolar", ressaltou a coordenadora Carla Bittencourt.

Do dia 28 de agosto a 22 de setembro, foram registrados 68.445 procedimentos nas escolas. Deste total 4.414 são referentes a evidências de placas, 56.916 de escovação, 6.393 de aplicação de flúor e 722 de atividades educativas. Nesta quarta-feira (16) as escolas que receberam atendimento foram Neiva Mariano, Almir Francisco Lapa e Zélia de Souza Aguiar. Na quinta-feira (17) é a vez da Escola Maria da Conceição Carvalho.

Com os atendimentos, existe uma triagem e os casos que mais necessitam de atenção são encaminhados para o Consultório de Odontopediatria do Centro de Especialidades. O espaço funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h, na Rua Velho Campos, 566, Centro.

+ Mais Notícias