Vacinação antirrábica começa quinta-feira nos bairros

20/06/2017 15:09:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Cabiúnas, Águas Maravilhosas, Imburo, Laranjeiras e Sapucaia são locais que receberão a imunização

Começa nesta quinta-feira (22), no bairro Imboassica, a vacinação antirrábica canina e felina na área urbana de Macaé. A iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio da coordenação especial de Promoção da Saúde dos Animais, irá percorrer diversos bairros, até setembro, com a finalidade de imunizar cerca de 21 mil animais.

De acordo com o coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim, a novidade nesta quinta-feira (22) em Imboassica é que, além da vacinação, os moradores que estiverem interessados em fazer a castração dos animais poderão se inscrever no Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG) no ato da imunização.

Os interessados em participar da castração devem apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de endereço, além do NIS. "A prioridade é para quem está inscrito em programas sociais. O critério de participação é que os interessados estejam no CadÚnico, tenham renda de até um salário mínimo, sejam moradores do bairro e que o animal esteja com idade entre seis meses e cinco anos", disse Rafael Amorim.

O coordenador acrescenta que a meta do programa é diminuir o número de animais abandonados, por meio do processo de esterilização.

Antirrábica

A orientação aos proprietários de animais é para que os cães sejam levados presos em guias e os gatos transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes. Caso os caninos ou felinos estejam doentes ou em tratamento de saúde devem esperar a recuperação para receber a vacina e isso vale para as fêmeas que estejam prenhas.

Raiva

A raiva é um vírus, uma zoonose - doença que pode ser transmitida dos animais para o homem - quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida.

A perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir são alguns sinais da raiva. Caso o animal de estimação apresente alguns destes sintomas, deve-se procurar um médico veterinário o quanto antes para iniciar o tratamento, já que em questão de onze dias o animal pode morrer.

Nos dias de muita chuva, as datas de vacinação poderão ser alteradas, nesse caso é só ligar para o CCZ, no horário comercial pelos telefones 0800-022-6461, 2772-6461 e 2796-1186.

Confira o cronograma de vacinação antirrábica:


  • Quinta-feira (22/6) - Imboassica, na praça Principal;

  • Sexta-feira (23/6) - Fazenda Celso Daniel (posto volante);

  • Segunda-feira (26/6) - Cabiúnas (volante);

  • Terça-feira (27/6) - Águas Maravilhosas (volante);

  • Quarta-feira (28/6) - Sapucaia (Fazenda Saudade - volante);

  • Quinta-feira (29/6) - Laranjeiras (Santa Tereza - volante);

  • Sexta-feira (30/6) - Imburo (mercadinho e açougue Ponto Certo).