Vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira

08/06/2018 16:07:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

A vacina está disponível em 31 unidades de saúde

Termina na sexta-feira (15), a campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários. Em Macaé, a cobertura de vacinação contra o vírus está em 92% do público-alvo, com mais de 40 mil doses aplicadas. A maior cobertura é das puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), com 100%, gestantes e professores com 99%. A vacinação para os trabalhadores da área da saúde chega a 90% e as crianças na faixa de seis meses a cinco anos em 83%. Até o momento, 5.200 doses foram aplicadas neste público.

Doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também devem se vacinar. A vacina disponível protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) e pode ser encontrada em 31 unidades de saúde. Para atender professores, auxiliares de serviços escolares e outros funcionários, a programação acontece em postos volante e foi dividida em setores administrativos da rede municipal. A ação diária conta com a parceria da Escola Técnica José Rodrigues da Silva, que conta com estagiários e monitores do curso de Enfermagem.

Nesta sexta-feira (8), a aplicação foi realizada nas seguintes unidades municipais localizadas no Lagomar, Engenho da Praia, Cabiúnas e Barreto: Onilda Maria da Costa, Balneário Lagomar, Escolas Municipais de Educação Infantil Professora Ana Cristina Ferreira Azarany Almeida, Professora Maria Angélica de Oliveira das Dores, Professora Iracy Pinheiro Marques, Professora Norma Shirley da Silva Fernandes e Maria Cristina Castelo Branco da Cruz.

A lista também conta com as unidades Professora Gésia de Oliveira, Olga Benário Prestes, Engenho da Praia, Professora Esméria Reid dos Santos e José Calil Filho. Já na quinta-feira (7), a vacinação foi nas escolas municipais que funcionam na Barra, Fronteira e Nova Holanda. A aplicação das doses contra a gripe foi iniciada no mês de maio nas unidades da rede municipal de ensino.

A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que pelo menos 90% desses dos grupos específicos tomem a vacina.

Cronograma

A agenda da vacinação aos profissionais das escolas municipais segue um cronograma específico. Na quinta-feira (14), será nas unidades situadas na Ajuda de Cima e Baixo, além do Parque Aeroporto. Já na sexta-feira (15), último dia da campanha, a vacinação será nas escolas que funcionam nos bairros Botafogo, Malvinas e Aroeira.

O Programa de Imunização segue também com a vacinação itinerante, em locais com maior demanda. Dados do Ministério da Saúde apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Os responsáveis pelos pacientes acamados, devem procurar a unidade próxima da residência para agendamento. Quem ainda não tomou a vacina e faz parte de um dos grupos considerado de risco também deve procurar as Unidades Básicas de Saúde .

Confira os postos de vacinação:

. Ajuda A - Rua Nove, s/nº

. Ajuda C - Rua Projetada Um, s/nº

. Aroeira - Rua dos Eucaliptos, 184

· Aterrado do Imburo - Rua Principal, s/nº

· Barra Brasília A/B - Rua Calixto Fernandes das Neves, 355

· Barreto - Rua Dois, s/n

· Areia Branca

· Bicuda Pequena

· Cajueiros - Rua Marcial Alves Moreira, 51

· Campo do Oeste - Avenida Venezuela, 132

· Córrego do Ouro A/B - Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/nº

· Engenho da Praia - Avenida Lagomar, 122

· Frade - Rua Principal, s/nº

· Fronteira A/B - Rodovia Amaral Peixoto, s/nº

· Glicério - Rua Arquiteto Luiz Pinto, s/nº

· Horto - Estrada do Horto

· Lagomar A - (Avenida Quissamã, s/n°

· Lagomar B - Rua W18 sentido W01, s/nº

· Lagomar C - Rua W18 sentido W01, s/nº

· Malvinas B - Rua Principal, 656

· Morro de São Jorge - Rua Abílio Correa Borges, 182

· Nova Esperança A/B - Rua São Mateus, s/n°

· Nova Holanda A/B - Rua Nove, s/nº

· Praia Campista - Rua Luiza Lírio do Vale, 158

· Sana - Rua Principal, s/nº

· Trapiche - Rua Comandante Gerson, s/n°

· Virgem Santa - Estrada Virgem Santa, s/nº

· Visconde - Rua Zilda Zarur, s/nº, Novo Visconde

· Clínica da Família - Rua Dr. Luiz Belegard, nº 540, Imbetiba

· Casa da Vacina - Rua Antero Perlingero, 76, Centro

· Pronto Socorro Aeroporto - Rua Curuncango, s/nº, Parque Aeroporto