Vacinação para idosos contra a Covid-19 continua nesta quinta

03/03/2021 18:10:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Nesta quarta (3), 1.137 idosos de 80 a 84 anos foram imunizados

A vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 80 anos continua nesta quinta-feira (4). Em Macaé, a Secretaria de Saúde disponibilizou 12 postos fixos e um drive-thru, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Nesta quarta-feira (3), foram imunizados 1.137 idosos. A pasta reforça a importância do pré-cadastro no portal oficial da prefeitura e a impressão do código, visando agilidade no momento da imunização.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, lembra que a meta da Secretaria de Saúde é vacinar aproximadamente 1.100 idosos, na faixa etária entre 80 a 84 anos. Os idosos acima de 85 anos que não puderam se vacinar em fevereiro, podem comparecer nesta quinta-feira (4), em um dos pontos de imunização. “Observamos, neste primeiro dia, que a maioria dos postos teve um pico no movimento na parte da manhã, o que ocasionou uma pequena lentidão no atendimento em alguns pontos. Já na parte da tarde, a procura foi baixa", destacou, acrescentando que a vacinação acontece entre 8h e 15h.

A professora Liz Ramalho, levou os pais para receber a vacina, o militar aposentado Luiz Jorge Ramalho, 82 anos, e sua esposa, Ruth Ramalho, 84 anos. "Estou emocionada. Quando criança, os meus pais me levavam para tomar vacina e, hoje, tenho a honra de participar deste momento tão importante. Nós tivemos Covid-19, minha mãe precisou de internação e trazê-los aqui me enche de esperança", frisou. Tenente Ramalho, como gosta de ser chamado, foi militar do Exército e um dos fundadores da Guarda Municipal de Macaé, onde trabalhou até 2018.

O aposentado João José Oliveira e sua esposa Sueli Oliveira, ambos com 80 anos, estavam ansiosos aguardando a vez na fila. "Já estou querendo saber quando vou receber a segunda dose. Estou cansado de ficar em casa, sem contato com familiares e amigos. Sei que deveremos continuar tomando todos os cuidados", disse.

Documentos

No momento da vacinação, é importante que os idosos tenham em mãos o comprovante do pré-cadastro, realizado no site oficial da prefeitura: macae.rj.gov.br, como também, documento de identificação e comprovante de residência. Após o cadastro, o sistema irá gerar um QR Code que deve ser impresso.

Idosos acamados

Idosos acamados ou restritos receberão a equipe volante a partir de sexta-feira (5). Os cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF) receberão a dose em domicílio de forma automática. Já os que não possuem cadastro ou moram em áreas onde não há unidade da ESF, é necessário que seja feito o procedimento no site da Prefeitura de Macaé, pois, somente dessa forma, a Secretaria de Saúde terá os dados do idoso para proceder com a imunização.


Segunda dose


Os idosos da faixa etária acima de 85 anos que receberam a primeira dose nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, irão receber a segunda dose nos dias 11, 12 e 13 março. O idoso deve verificar o comprovante de vacinação, onde consta a data para o retorno da segunda dose.

Locais de vacinação idoso acima de 80 anos

Postos fixos:


Unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros: Botafogo, Imbetiba, Lagomar A/D (ao lado da UPA do Lagomar), Fronteira e Visconde.

Unidades de saúde da região serrana: Sana, Bicuda, Frade, Córrego do Ouro, Bicuda, Areia Branca e Hospital da Serra, em Trapiche.

Drive-thru: Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho

Assista ao vídeo aqui.


Fotos Relacionadas