Verão saudável ações continuam na cidade

02/02/2018 17:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador realizou ação na feira da Morada das Garças

Na manhã desta sexta-feira (02), o Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (PAIST) seguiu com as ações do Verão Saudável. Dessa vez a equipe esteve na Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no bairro Morada das Garças todas as sextas. O objetivo é conscientizar os produtores sobre cuidados com agrotóxicos e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

"Buscamos mostrar a importância do uso do EPI para esses trabalhadores, além de orientá-los sobre uso de agrotóxico, que pode prejudicar a saúde deles e ao meio ambiente", afirmou a coordenadora do PAIST, Monalisa Cezimbra

Enquanto distribuíam panfletos explicativos, a equipe aproveitava para tirar dúvidas dos produtores "É muito importante essa divulgação, esclarecendo o uso de agrotóxicos e EPI, mostrando aos produtores o quanto isso pode ser prejudicial à vida deles", afirmou a administradora da Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Miria Marins, ressaltando que a maioria dos produtos à venda na feira são produzidos com fertilizantes orgânicos e, na sua produção, não levam agrotóxicos.

Além da ação realizada na feira, a equipe do PAIST também realizou uma campanha de conscientização sobre o câncer de pele e hidratação, na praia do Pecado. "Queremos reforçar a importância do uso do protetor solar, seja na praia ou, até mesmo, dentro de casa. Além dos trabalhadores, estamos alcançando crianças e idosos", disse Monalisa Cezimbra.

Durante a campanha foram entregues folhetos a ambulantes e banhistas. "É uma campanha muito eficiente, a gente precisa saber. Eu realmente nunca me preocupei em usar o protetor. E, agora, estou sabendo da importância que é para a minha saúde", disse o ambulante, José Anderson da Silva.

"Essa ação é muito interessante. Serve de alerta para todos nós quando estamos expostos ao sol. Hoje, as diversas proteções nos ajudam a evitar certos riscos. Contudo, esse trabalho que estamos acompanhando aqui na praia, que busca nos orientar, seja uma das melhores maneiras para estimular a prevenção. Muito interessante também as explicações sobre o sol, câncer de pele, os riscos, sinais de alertas, o autoexame e as profissões com mais risco de câncer de pele descritos. Principalmente, em nossa cidade que possui muitas empresas, dos quais, algumas, exigem que o trabalho seja realizado ao ar livre, sem nenhuma cobertura", afirmou o estudante Marcos Filho, que aproveitava a praia.

A programação do Verão Saudável segue durante o mês de fevereiro em outros bairros da cidade. Na próxima segunda-feira (5), é a vez do bairro Cavaleiros. Já na terça (6), é o Parque de Tubos que recebe as ações. Um café da manhã será realizado na Praça Veríssimo de Mello na quarta-feira (7), a partir das 7h30, com informações sobre o uso de álcool e drogas. A ação prossegue na quinta-feira (8), no Terminal Central e Rodoviária. Já na sexta feira (9), é a vez do Lagomar e Cehab receberem as atividades do PAIST.


Fotos Relacionadas