Vigilância sanitária orienta sobre boas práticas

07/03/2018 17:08:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Capacitação sobre regras e medidas sanitárias garantem a segurança dos consumidores

Com o objetivo de garantir a segurança da população quanto ao consumo de alimentos, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), realizou, nesta quarta-feira (07), mais uma capacitação em “Boas Práticas nos Serviços de Alimentação” com os trabalhadores informais que atuam no município.

A ação faz parte do processo de cadastramento dos ambulantes na Fiscalização de Posturas e necessário para que os mesmos consigam obter a Certidão de Regularidade Sanitária de Ambulantes (CRSA).

Durante o ano de 2017, cerca de 200 ambulantes foram capacitados pela Covisa. Os profissionais foram informados sobre as regras e medidas que devem ser seguidas pelos trabalhadores que oferecem serviço de alimentação. Cuidados na limpeza do local de trabalho e como manusear corretamente os alimentos foram alguns dos assuntos tratados.

“Muitas pessoas enxergam a Vigilância Sanitária somente como um órgão regulador e fiscalizador, porém, nos últimos anos temos nos aproximados mais da população e setor regulado, com o intuito de divulgar a eles a educação sanitária e os riscos que o não cumprimento da legislação causam a todos”, explica o Coordenador Especial de Vigilância Sanitária, Bruno Paes.

No término da capacitação todos os participantes recebem o certificado de conclusão, para que fique exposto no seu local de trabalho. De acordo com Bruno, quem já participou da capacitação garante que o documento tem sido um diferencial para seu comércio.

Além dessa capacitação, a Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária também realiza o trabalho de educação sanitária em outras áreas, tais como: “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”; “Boas Práticas em Hotéis e Pousadas”; “Boas Práticas em Salão de Beleza”; “Biossegurança em Odontologia”; “Ações de Saneamento Básico em Domicílios”; “Operador de Veículos Transportadores de Água Potável – Caminhão Pipa”, entre outros.

Outras informações, dúvidas, sugestões ou reclamações no telefone (22) 2762-0935, e-mail: visa@macae.rj.gov.br, ou na sede da Coordenadoria, localizada na rua José de Aguiar Franco, 2150 - Costa do Sol.