Vigilância Sanitária participa de Sipat

18/10/2017 10:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Palestrante aborda ergonomia e NR-17

A coordenadoria especial de Vigilância Sanitária (Covisa) participou, nesta terça-feira (dia 17), da terceira Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da empresa Rodomac de Macaé, que acontece até sexta-feira (20), no Novo Cavaleiros.

A palestra, ministrada pelo responsável do setor de Saúde da Covisa, Antônio Taveira, falou sobre a importância da ergonomia (ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que executa) e NR-17, dando ênfase ao desenvolvimento das técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e, consequentemente, aumentar a sua produtividade.

Ele explicou que a Norma Regulamentadora 17 tem a proposta de estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Foram apresentados, ainda, os benefícios de se investir na ergonomia. Entre eles, a redução do número de afastamentos e ausências; a diminuição do desperdício; a melhoria na qualidade de vida; a valorização profissional; e a produtividade.

A apresentação da Covisa, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, contou com aproximadamente 50 participantes entre funcionários e colaboradores, e incluiu, também, algumas técnicas de ginástica laboral e alongamento.

Quem tiver interesse em mais informações sobre as palestras e capacitações realizadas pela Covisa pode entrar em contato através do telefone (22) 2762-0935 ou na sede, que fica na Rua José de Aguiar Franco, 2.150, Costa do Sol. Os contatos podem ser feitos também por e-mail: visa@macae.rj.gov.br.