Vigilância Sanitária realiza capacitações

08/12/2017 14:46:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Capacitações fizeram parte da Primeira Jornada Tecnológica do antigo Cetep

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), realizou de quarta a sexta-feira (6, 7 e 8), um ciclo de capacitações em parceria com a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep). As capacitações fizeram parte da Primeira Jornada Tecnológica.

Na quarta-feira, foi realizada a capacitação sobre "Cuidados com a Água para Consumo Humano", onde os participantes foram orientados dos cuidados que devem ser tomados na água a ser consumida, bem como as possíveis doenças de veiculação hídrica. A capacitação foi realizada pela bióloga Marina Goulart e pela analista ambiental Caroline Gomes, ambas do setor de Saneamento da Covisa.

Já na quinta-feira, a palestra "Boas Práticas em Salão de Beleza", ministrada pela fiscal sanitária Fátima Soares, do setor de Farmácia da Covisa, abordou os principais cuidados que devem ser tomados nos procedimentos estéticos, como também das exigências legais para o exercício correto das atividades. Essa capacitação é voltada, principalmente, para os profissionais que exercem as funções de barbeiro, cabeleireiro, manicure, pedicure e designer de sobrancelha.

Para encerrar, nesta sexta-feira, a fiscal sanitária Meire Gervásio, do setor de Alimentos da Covisa, falou sobre as "Boas Práticas em Manipulação de Alimentos" onde ressaltou os principais cuidados que se deve ter na compra e manipulação de alimentos.

De acordo com o coordenador especial de Vigilância Sanitária, Bruno Paes, todas as capacitações estão à disposição de todos e qualquer pessoa pode participar e solicitar as mesmas. Este ano, aproximadamente 600 pessoas foram capacitadas (população e setor regulado), e a intenção é ampliar essas capacitações para o ano seguinte. “A nossa intenção é que tanto a população, quanto o setor regulado, enxerguem a Vigilância Sanitária não como um órgão regulador e punitivo, mais sim uma parceira na educação sanitária e no controle da qualidade e dos bons serviços a serem prestados para a população”, disse.

Informações, dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser solicitadas através do telefone: (22) 2762-0935, e-mail: visa@macae.rj.gov.br, ou na sede da coordenadoria, localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, no bairro Costa do Sol.


Fotos Relacionadas