Zoonoses realiza Semana Epidemiológica

17/10/2017 10:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha continua

Cento e cinquenta funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam até sexta-feira (20) atividades referentes à Semana Epidemiológica. Ela consiste em controle de roedores e de mosquitos em diversos bairros. Entre as ações estão aplicação de larvicida biológico em seis canais, além de pontos estratégicos como borracharias, cemitérios e empresas, onde podem haver criadouros de larvas do Aedes aegypti.

Para o coordenador administrativo do CCZ, Flávio Paschoal, o principal objetivo da Semana Epidemiológica é garantir a saúde da população, por intermédio de orientações de seus funcionários aos munícipes. "Isso visa que cada cidadão faça controle ambiental de maneira mais autônoma, para evitar a proliferação de mosquitos e roedores. Nosso trabalho também consiste em inspeções nos imóveis, orientando seus proprietários", acentua.

A Semana Epidemiológica se dá em atividades de controle de roedores do seguinte modo: na terça-feira (17), no Botafogo; na quarta-feira (18), Parque Aeroporto; na quinta-feira (19), nos bairros Nova Holanda e Lagomar e na sexta-feira (20), no Centro, na Aroeira e na Barra. Já a aplicação de larvicida é promovida na terça-feira (17) no canal da Aroeira; no dia 18, nos canais do Capote e da Glória e no dia 19, no canal da Ajuda.

Por motivo de chuva ou força maior o itinerário poderá sofrer alterações. Flávio finaliza dizendo que sua equipe também promove palestras educativas e atua no controle do caramujo africano.