Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda

Secretaria Adjunta de Turismo

Conhecida como Princesinha do Atlântico, atualmente é um dos mais prósperos municípios do Rio de Janeiro. A cidade recebe empresários e trabalhadores da indústria offshore todos os dias, consolidando o turismo de negócios. Hoje, Macaé tem o maior parque hoteleiro do interior do estado. O turismo de negócios cresce de 6% a 9% ao ano, correspondendo a 71% do setor e 10% do PIB do município. Por conta deste desempenho, a cidade ganhou o Selo de Ouro do Turismo, da EMBRATUR. 


A grande exploração de petróleo na região não ofusca a vocação para o turismo ecológico. Cercado de belezas naturais, o município tem um grande potencial principalmente nos distritos da região serrana. São 11 quilômetros de praias, lagoas costeiras e santuários ecológicos.

Na serra, os distritos têm rios com corredeiras e dezenas de cachoeiras, ideais para a prática de esportes radicais, além de oferecer cenários perfeitos para escaladas e downhill (descida de bicicletas) no alto das montanhas. A prefeitura apóia eventos culturais com objetivo de atrair o turismo interno e externo, levando lazer aos moradores. Com esse objetivo, anualmente, o sana é palco de um encontro de orquestras, o Sana Instrumental Festival, promovendo cultura e lazer a todos.

O Arquipélago de Santana é outro paraíso, formado por três ilhas – Santana, do Francês e o Ilhote Sul. Área com proteção ambiental, serve de abrigo para aves migratórias. Macaé também abriga uma faixa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, único do país voltado para preservação da vegetação da restinga.

Em 2014 e 2016, o Estado do Rio de Janeiro receberá a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e o município de Macaé com suas maravilhas naturais, Sana e o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, foram escolhidos para serem roteiros oficiais desses dois grandes eventos. Sendo assim, uma grande oportunidade de crescimento para a cidade.

Conheça o calendário de eventos turísticos em Macaé para 2017:

 A existência de um calendário tem a capacidade de motivar o fluxo de turistas. A programação serve de referência para consulta, evitando coincidências de datas. Tanto turistas quanto a comunidade local podem se planejar no período de realização dos eventos.

A gastronomia é considerada a grande estrela do calendário, com um total de dez eventos. Serão três novidades e novas edições de realizações já consolidadas em Macaé. Seguindo a tendência nacional, e como um reflexo do sucesso dos anos anteriores, os eventos, que têm como principal destaque as cervejas artesanais, voltam a acontecer em 2017 - serão três no total. 

Haverá também atrações musicais, esportivas (como o Fest Verão) e de setores específicos. No mês de junho, a cidade receberá a 9ª edição da Feira Brasil Offshore, terceira maior feira de petróleo e gás do mundo e que tradicionalmente lota os hotéis macaenses durante a sua realização.

O calendário está sujeito a ajustes e atualizações ao longo do ano.

Clique na imagem abaixo para ampliá-la.


Busca

Destaque