Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda


Mercado Municipal de Peixes


O Mercado Municipal de Peixes funciona na cidade desde 1924, vendendo peixes, crustáceos e frutos do mar. A gestão administrativa do local – um prédio de dois andares, um cais com capacidade para 15 embarcações, 60 boxes e cerca de 180 trabalhadores – é feita pela Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura.

O Mercado de Peixes funciona de segunda-feira a sábado de 7h às 17h e no domingo, de 7h às 12h. Nos dias da semana, o movimento chega a cerca de 500 pessoas por dia, mas no sábado e no domingo, o número de pessoas e consumidores que se dirigem às bancas para adquirir frutos do mar, como peixes e camarões, passa de mil.
 

Em Macaé, são cinco mil pessoas vinculadas ao setor econômico da pesca, havendo ainda cerca de 400 barcos de pesca. O Mercado Municipal de Peixes é constituído pelo prédio com medidas de 15 por 23 metros. No segundo andar funcionam oito salas, onde seis funcionários da prefeitura atuam diariamente. Já no térreo situam-se os boxes. Do lado de fora, além do cais, há diversas tendas para venda de pescado.
 

A prefeitura e a Câmara de Macaé deram apoio e sustentabilidade a entidades que cuidam e organizam a vida dos pescadores da cidade: a Colônia de Pescadores Z3 e a Associação Mista de Pescadores.

Por meio da deliberação da Lei 3.174/2009, a administração do estacionamento do Mercado Municipal de Peixes passou a ser de responsabilidade da Colônia de Pescadores Z 3. Esta agora faz a cobrança dos motoristas que estacionarem nas 33 vagas disponíveis.

Funcionamento: 7h às 17h (seg a sáb) e 7h às 12h (dom).

Endereço
Av. Presidente Sodré, s/nº.
Centro, Macae - RJ  CEP: 27913-080