Acordo entre Macaé e Nigéria visa desenvolvimento industrial de petróleo

16/02/2012 09:37:40 - Jornalista: Carla Cardoso

A fim de fomentar a troca de informações e tecnologias e viabilizar o ambiente de negócios entre Macaé e a Nigéria, foi assinado nesta quarta-feira (15), uma carta de intenções de um acordo para desenvolvimento da indústria de petróleo em Macaé. O acordo, previamente assinado pelo prefeito Riverton Mussi no dia 16 de novembro, foi assinado desta vez, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Marcelo Reid, na Subsecretaria Municipal de Indústria e Comércio.

O subsecretário da pasta, Edmilson Gonçalves dos Santos, explica que o acordo abre um link de conversação entre as empresas estabelecidas em Macaé e visa promover as atividades de interesse as duas cidades, com as empresas e instituições macaenses nos segmentos de economia e tecnologia.

Em Macaé, já foi assinado anteriormente, um convênio semelhante com a capital da Noruega. A partir desse contato, despertou-se o interesse para buscar acordos para esse importante trabalho nas capitais de petróleo e gás e foi dado início a uma interlocução de transferência tecnológica e intercâmbio comercial. Atualmente, já existem acordos assinados com a Noruega e a Argentina. Em abril, nos dias 18 e 19, durante a feira Macaé ITEC, empresários nigerianos vão visitar Macaé para uma interação com empresários locais.

- Esses acordos têm como objetivo aproximar, trocar informações e viabilizar o ambiente de negócios em Macaé. O acordo pode ser uma porta de entrada para novas empresas no município. Dessa forma, torna-se mais fácil a interlocução e esse entendimento facilita e aproxima o mundo de Macaé. E uma das ações da ACIM é justamente identificar empresas que podem ser parceiras nessas trocas — observa Edmilson.

Já está sendo estudada e viabilizada a assinatura de um acordo com o Canadá, após uma visita realizada ao país em novembro do ano passado. No local, foi possível conhecer estudos marinhos, testes em embarcações, questões ambientais, fontes de energia renováveis que espera-se, em breve, trazer para Macaé. Nessa parceria com o país, serão envolvidas também, instituições de ensino da cidade.