Agricultura: ações e clima cooperaram para resultado positivo em 2010

10/12/2010 21:05:34 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Máquinas atuam na assistência técnica aos produtores rurais

A Subsecretaria Municipal de Agricultura, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico, finaliza 2010 com saldo positivo, através dos projetos implementados e do atendimento aos agricultores e pecuaristas do município. As duas etapas da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, o novo Parque de Exposições da Serra, a parceria com o governo do Estado no projeto Rio Rural, Projeto de Psicultura, além das novas máquinas adquiridas pela Prefeitura para o Projeto Patrulha Agrícola e do clima favorável, garantiram o sucesso das ações desenvolvidas pela subsecretaria.

O Parque de Exposições Edison Gomes Pereira, em Córrego do Ouro, possui uma área total de 75 mil metros quadrados e foi inaugurado em setembro com a I Expo Serra Macaé.O parque foi construído na antiga Fazenda Córrego do Ouro, com toda a infraestrutura para abrigar eventos, com baias para os animais, espaço para o Concurso Leiteiro, pista de grama para competições, entre outros espaços. O objetivo da prefeitura de Macaé é construir uma escola técnica rural, no local, voltada para a capacitação dos jovens da região serrana.

- Aproveitamos o espaço do parque também para o plantio de 40 hectares de milho e feijão, que foi realizado em outubro. Antes da exposição realizada em setembro, já havíamos plantado uma área de 30 hectares com feijão, onde colhemos 307 sacos: 147 foram encaminhados para a secretaria de Assistência Social e o restante para os produtores do município fazerem o replantio. Dessa vez aumentamos a área em mais 10 ha -, explicou o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.

A frota de equipamentos da Patrulha Agrícola, com a entrega pela prefeitura de mais três tratores, cada um com seis implementos, e uma retroescavadeira, ampliou e proporcionou a modernização da frota que beneficia os agricultores do município. Ao todo, agora são oito tratores e três retroescavadeiras que atendem toda área rural do município: Assentamentos Celso Daniel, Bendizia e Aterrado do Imburo, Bicuda Grande e Pequena, Córrego do Ouro e Trapiche, além das localidades de Madre Silva, Serra da Cruz, Pindobas e entorno.

- O trabalho da Patrulha Agrícola foi beneficiado com a aquisição de novas máquinas que melhoraram a assistência aos agricultores, por meio de técnicos e engenheiros agrônomos da prefeitura. Com isso, incentivamos a produção agrícola e geramos trabalho e renda na área rural, evitando o êxodo rural. Além disso, o ano foi bom para agricultura, com a ajuda de Deus, o clima foi bastante favorável, com chuva e sol nas épocas certas -, pontuou o subsecretário.

Ao todo, o setor agrônomo da subsecretaria atendeu: 260 produtores de milho, com a doação de1,2 mil kg de sementes certificadas de milho e 67 ha de área plantada e 149 produtores de feijão, com a doação de 200 kg de sementes e 100 há de área plantada. A equipe de técnicos da agronomia também realizou ações de drenagem, atendendo 57 agricultores com limpeza de valas e de bebedouros de animais. No setor de Avicultura, a subsecretaria realizou a doação de 35 filhotes de aves (pintos), incentivando a produção de galinhas caipiras.

Aftosa

O índice total das duas etapas da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, em Macaé, foi de 99,9% do rebanho bovino de 110 mil cabeças. Ao todo, o município possui 1.493 criadores de bovinos de corte e leite. Os produtores atendidos com Auto-Vacinação foram de 800 e pela Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, 693. “A prefeitura promoveu a vacinação gratuita de 25 mil cabeças de gado para produtores com até 100 animais, em cada etapa, aplicando também a vacina contra a raiva durante as campanhas”.

Serviço de Inspeção Municipal

A equipe do SIM é responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal e derivados: indústria de embutidos (linguiça), defumados, pescados e queijos. Também atua em abatedouros que possuam registro na inspeção municipal. Neste ano, foram visitados 277 estabelecimentos comerciais, onde foram constatadas reduzidas irregulares, que foram logo adequadas ao SIM.

A ação fiscalizadora do SIM é exercida sobre os estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal, fiscalizando a origem da matéria-prima (carne, leite), o asseio dos funcionários (uso de uniformes, gorros e botas) e acompanhando a manipulação dos alimentos desde a chegada da matéria-prima até o produto final. Também são verificadas as condições dos equipamentos, estrutura do prédio e instalações. O trabalho do SIM é complementado pela Vigilância Sanitária.

Ambulatório Veterinário

A Prefeitura de Macaé disponibiliza atendimento gratuito para animais de pequeno porte - cães e gatos - no Ambulatório Veterinário localizado na sede da subsecretaria. No local, os animais são atendidos em consultas gratuitas. “Se é constatada algum sintoma ou doença, os animais são medicados imediatamente e, caso haja necessidade de mais medicamento é emitida a receita para a continuidade do tratamento", explica. Em 2010, foram atendidos 2.657 cães e 207 felinos.

Rio Rural

Em parceria com a Emater-Rio, da secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a subsecretaria de Agricultura desenvolve o Rio Rural. O programa é voltado para a orientação técnica em vários tipos de manejo, pecuária, agricultura e saneamento básico, inclusive com doação de mudas, assistência técnica e curso de capacitação. Em Macaé, são 38 projetos desenvolvidos e implantados, na Bicuda Grande (Microbacia do Rio d’Antas) e na Serra da Cruz (Microbacia do Rio Lirio). O programa incentiva também práticas Frutícola, Galinha Caipira, Adubação orgânica, Cana Forrageira, Proteção de Nascentes e Recuperação de Mata Ciliar Nativa.

- Em 2011, o principal foco será a drenagem de águas pluviais, canalização de esgoto e construção de fossas sépticas, replantio de vegetação e em áreas de nascentes -, completa o subsecretário.

Psicultura

Outro projeto desenvolvido em parceria, desta vez com a Secretaria de Agricultura de Casimiro de Abreu, a Psicultura está sendo implantada com a doação de alevinos juvenis – carpa, tilápia e tambaqui, adaptáveis a qualquer tipo de clima. O trabalho já foi implantado para 22 produtores rurais do Assentamento Celso Daniel, Aterrado do Imburo, Serra da Cruz, BR-101 e Bicuda Grande.

Ano Novo, novas metas

Para 2011, a subsecretaria de Agricultura já tem vários planos. A meta é o desenvolvimento da assistência técnica grupal, através de reuniões, palestras e dias de campo, em convênios com a Emater-Rio e Pesagro, para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Com isso, vamos tentar recuperar a Cooperativa Agropecuária, com o aumento na produção e produtividade do gado leiteiro, introduzindo outras culturas de tradição no município, que é a fruticultura. Nosso clima é muito propício, por exemplo, para a laranja, com precipitação alta e solo fértil“, disse Jonas de Siqueira César.

Na região serrana, a introdução da floricultura é outra meta da subsecretaria. O plantio será incentivado e espécies como rosas, tulipas, copos de leite, margarida e cipreste, são adequadas para o clima da região. O cooperativismo também será incentivado para que os produtores agreguem valor aos produtos e se preparem para a comercialização direto com a prefeitura de Macaé para atender a merenda escolar servida na rede municipal de ensino.

- Queremos incentivar as hortas domésticas, comunitárias e nas escolas, principalmente através das entidades de classe, associação de moradores, entidades filantrópicas e a própria rede municipal escolar -, completa.

As feiras que são realizadas no município, na Praça Veríssimo de Melo às quintas-feiras, Parque Aeroporto, sexta-feira e ao lado da Casa e Vídeo, no sábado, também terão incentivos. O objetivo é, através de cursos e palestras, aperfeiçoar as feiras livres do município, atendendo os produtores e agricultores familiares, para que atuação deles possa ser um serviço profissional e de qualidade. Como embalar produtos, como derivados de leite, ou preparar e tratar um peixe, através das normas do SIM, é uma das metas da prefeitura para 2011.

“Assim eles poderão vender um queijo, dentro do que estabelece o SIM, agregando valor aos produtos”, informa o subsecretário da Agricutura.

O atendimento na subsecretaria de Agricultura é das 8h às 17h, na Av, Luis Lírio s/n°. Barra de Macaé. E-mail: secagricultura@macae.rj.gov.br. Telefones: (22) 2772-4390 ou 2762-4310.