Agricultura atua para minimizar estiagem no município

24/02/2010 17:12:25 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Retroescavadeira limpou tanque de água para facilitar acesso dos animais

A subsecretaria de Agricultura, vinculada à secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, vem atuando no Assentamento Aterrado do Imburo para minimizar os estragos causados pela estiagem que atinge o município há cerca de 40 dias. A retroescavadeira da secretaria está realizando a limpeza de tanques e bebedouros para facilitar o acesso do gado à água. Em alguns locais, os cerca de 66 produtos já sofrem com a falta de chuva.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Macaé, a última chuva registrada no município foi no dia 15 de janeiro, com 28 milímetros. Nesta quarta-feira (24), choveu à tarde no distrito serrano do Sana. A previsão é que a partir desta quinta-feira (25) comece a chover também na área urbana de Macaé e em outros locais do município.

- Esta é uma situação emergencial, pois não chove no município há cerca de 40 dias. Para minimizar essa estiagem que está afetando os produtores rurais do Assentamento do Aterrado do Imburo, a prefeitura disponibilizou uma retro para limpar os tanques de água e abrir valas, facilitando o acesso dos animais à água -, explicou o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.

O vice-presidente da Associação dos Produtores e Parceiros do Imburo, Sebastião Vieira, explicou que a água natural dos poços secou em vários pontos. “São cerca de 66 produtores rurais no Assentamento do Incra aqui no Imburo que criam gado de leite e hortigranjeiros. A produção do leite caiu em cerca de 60% e, quem trabalha com hortaliças, não tem mais nada devido a longa estiagem”, explicou. O leite produzido é encaminhado à Cooperativa de Leite de Macaé e os hortigranjeiros são vendidos na feirinha de sábado da subsecretaria de Agricultura, na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, ao lado da Casa & Vídeo.

Nesta quarta-feira (24), a retroescavadeira atendeu o produtor rural do Imburo, Aristeu Ribeiro, que possui uma área de 650 metros quadrados e cerca de 30 cabeças de gado. “A produção diminuiu muito e para compensar compramos ração também para dar para o gado. A limpeza dessas valas ajuda a diminuir a falta de água”, disse.