Bolsa Familia no Lagomar: mais comodidade para moradores

15/03/2018 16:44:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Atendimento na Escola Paulo Freire será das 8h às 16h, todas as quintas-feiras

Nesta quinta-feira (15) teve início o primeiro atendimento do Programa Bolsa Família na Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar). Até o início da tarde desta quinta-feira (15), 67 pessoas já tinham sido atendidas no local. A ação acontecerá todas as quintas-feiras, das 8h às 16h. Moradores desse bairro agora não precisam se dirigir à sede do programa, no centro da cidade.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Acessibilidade e Direitos Humanos da Prefeitura de Macaé. Também resulta de empenho da Secretaria de Educação, da Escola Paulo Freire, além de diversos moradores do bairro, representados pela Associação de Moradores do Lagomar. A atividade conta com a atuação de sete funcionários e uma assistente social, que se deslocam para a escola.

Moradores satisfeitos

Moradores do Lagomar estão satisfeitos com a iniciativa. Para a cuidadora de idosos Jeane Lopes, ficou melhor e mais perto de casa fazer o cadastro de inclusão no Bolsa Família. Toda sua família vai ser beneficiada pela ação mensal do governo federal. Ela tem dois filhos e um primo menores de idade que, agora, estão incluídos no programa.

Já Maria Lucia da Silva disse que tudo que a municipalidade faz para beneficiar a população é muito bem-vindo. "O atendimento aqui no Lagomar facilita nossa vida", conta. A manicure Cristiana Leite estava há mais de um mês querendo fazer o procedimento no centro de Macaé. "Agora, isso se tornou possível porque está sendo feito perto da minha casa", pontua.

Diversos programas sociais

Segundo a gestora do Programa Bolsa Família, Camila Delfino, além do Cadastro Único e do Bolsa Família, a população também pode contar com atendimento para tarifa social de energia; o Número de Identificação Social (NIS), que dá direito a todos os benefícios dos governos federal, estadual e municipal; o ID Jovem, que proporciona descontos em cinema, teatro, passagens e eventos esportivos e culturais para jovens, com idades entre 15 e 29 anos.

- Nosso principal objetivo é facilitar o acesso da população do Lagomar aos direitos sociais, com esse atendimento exclusivo - afirma Camila, acrescentando que os moradores de outros locais como Aeroporto, Ajuda, São José do Barreto e Engenho da Praia têm à disposição o CRAS que funciona no Centro de Convivência do Idoso, Estrada do Caminho, sem número, bairro Ajuda de Baixo.

Documentos para a inclusão

Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento (filhos menores), Certidão de Nascimento ou Casamento (maiores de 18 Anos), Carteira de Trabalho (Comprovante de Renda), Comprovante de Residência, Declaração de Escolaridade, Cartão do Bolsa Família (Número do NIS) e telefone para Contato.

Endereços para fazer o procedimento

A sede do Programa Bolsa Família fica na Travessa Ari Schueler Pimentel 25, Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2759-0619. Já a Escola Municipal Paulo Freire se localiza na Avenida Sérgio Vieira de Mello 1536/1582, telefone (22) 2772-1876.


Fotos Relacionadas