BR Distribuidora formaliza permanência em Macaé

04/02/2011 14:36:20 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Participação da prefeitura foi fundamental para que BR ficasse em Macaé e investisse R$ 100 milhões em compra de área

A BR Distribuidora formalizou nesta quinta-feira (03) sua permanência em Macaé ao assinar escritura de compra de uma área de 107.200 metros quadrados no município. A empresa - que ameaçava sua mudança da cidade para Rio das Ostras por falta de espaço físico - contou com o apoio da prefeitura de Macaé para concretizar o negócio de R$ 100 milhões. Com isso, a empresa unifica sua base de logística para o suprimento de produtos químicos da Exploração e Produção da Petrobras na Bacia de Campos em um só lugar. A atual área, de 40 mil metros, quadrados será devolvida à Petrobras.

- Temos que comemorar muito a permanência da BR Distribuidora em Macaé. Nossa cidade é a base principal de operações da Bacia de Campos, e a prefeitura não tinha como ficar parada. Participamos de todo o processo de negociação para que a empresa encontrasse uma área que atendesse à sua necessidade. Vamos continuar o apoio à BR fazendo obras de infraestrutura no entorno da párea escolhida, próximo ao Parque de Tubos, comemorou o prefeito Riverton Mussi, lembrando que a base da BR em Macaé continua sendo o maior parque de químicos da empresa no Brasil.

A licença prévia de instalação da nova área de armazenamento já foi liberada pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea). A área, no Parque de Tubos, estará pronta para ser usada em três anos. O atual parque nasceu dentro de uma área da Petrobras e hoje já não comportava mais à demanda. As negociações para a aquisição da nova área foram acompanhadas de perto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e pela Subsecretaria de Indústria e Comércio.

- É uma conquista para o município a concretização da permanência da BR Distribuidora em Macaé. O processo foi longo, mas formalizado da melhor forma possível. Para o município isso consolida o crescimento econômico e a geração de mais empregos -, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos.

Após a assinatura da escritura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e o subsecretário de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves, se reuniram com o gerente de Supply House da BR Distribuidora, Klaus Nolte, o gerente executivo interino de produtos químicos da BR Distribuidora, Mário Richa, o supervisor da base de produtos químicos em Macaé, Paulo Fernandes Gurgel e o coordenador de infraestrutura da gerência de produtos químicos da BR Distribuidora, Luiz Fernando Barbeiro Lima. O objetivo foi entregar uma carta de intenções do prefeito Riverton Mussi, reafirmando o compromisso e apoio de realizar a infraestrutura necessária no entorno, facilitando a logística de transporte para o Porto de Imbetiba, a 13 quilômetros de distância, onde a carga é escoada para as plataformas.

- Percorremos um longo caminho de negociação, com pressões de todos os lados. Agradecemos muito o apoio da prefeitura e da Firjan. Continuamos com a parceria da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da prefeitura de Macaé no sentido da urbanização e estrutura da área -, afirmou Klaus Nolte.

A implantação do novo parque da BR Distribuidora em Macaé vai gerar vários postos de trabalho, durante a obra e posteriormente. De acordo com o gerente de Supply House da BR Distribuidora, o projeto conceitual já está elaborado. “Agora vamos contratar o projeto básico para a licitação da obra”, completou. A previsão é que a nova base seja inaugurada em 2014.

- Estamos satisfeitos nesse momento da assinatura da escritura de aquisição do terreno da BR Distribuidora em Macaé. Isso vem consolidar a permanência da Petrobras no município, resultado de um trabalho da equipe da prefeitura, depois de um ano e sete meses de negociação -, ressaltou o subsecretário de Indústria e Comércio.