Campeonato Estadual de Quarto de Milha acontece neste fim de semana

24/03/2010 09:29:07 - Jornalista: Catarina Brust*

Foto: Divulgação

Competição já faz parte do calendário do município

A segunda etapa do XXIV Campeonato Estadual 2009-10 do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro será realizado de sexta-feira a domingo (26 a 28), no Parque de Exposições Latiff Mussi, em Macaé. O evento reunirá cerca de 220 animais do estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo que estarão disputando provas de Laço em Dupla, 5 Tambores, 6 Balizas, Laço de Bezerra e Team Penning. As competições reunirão diversas modalidades masculino e feminino.

O evento é promovido pela Associação de Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e subsecretaria de Agricultura. A entrada é franca.

- O suporte de infraestrutura, veterinário e pessoal de apoio é fornecido pela prefeitura, por meio da subsecretaria de Agricultura, para a realização da competição. O evento é importante, pois além de promover a troca de informações entre os participantes e criadores, incentiva a prática desta modalidade esportiva em Macaé -, explica o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César

A competição já faz parte do calendário do município e reúne competidores de diversas partes do estado do Rio e Espírito Santo. Atualmente, o Estado do Rio de Janeiro possui 1,83% da população equina registrada junto às respectivas associações de criadores, com um total de 108.019 cabeças de cavalos, sendo que a raça Quarto de Milha representa 4,61%, num total de 4.981 animais, com 1.817 proprietários e 708 criadores distribuídos por todo o Estado, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM), em 2009.

Os animais começam a chegar os animais no parque nesta sexta-feira e, às 18h, terá a primeira competição, um provão de Laço em Dupla. No sábado, serão realizadas, a partir das 9h, as provas de Cinco Tambores, Seis Balizas e Laço de Bezerro, em diversas categorias. E no domingo, também a partir das 9h, os quartistas irão competir nas modalidades Conformação, Maneabilidade e Velocidade, fechando com Três Tambores.

O campeonato é regido pelo regulamento da ABQM e normas internas estabelecidas pela RJQM em seu Manual de Normas e Condutas. A expectativa da diretoria da RJQM é que o número de inscrições supere a da 1ª etapa, que aconteceu em setembro de 2009, em Campos (RJ), com a participação de 523 competidores e 158 animais.

Veja a programação:
Sexta-feira:
7h às 22h- chegada dos animais
18h - Laço em Dupla – Provão

Sábado:
9h – 5 Tambores;
6 Balizas Jackpot Livre; Futurity; Aberta Jr.; Aberta Sr.; Amador; Amador Princ.; Master; Jovem A, B e C; Mirim; Infantil; Jovem Princ. B eC.
Na sequência, abertura oficial do evento.
Em seguida, Laço de Bezerro Aberta Jr.; Amador; Amador Princ.; Jovem e Jovem Princ.
Logo após, Team Penning

Domingo:
7h - Fechamento da pista
Das 7h às 8h – Novas inscrições e alterações
9h – Conformação

Na sequência, Maneabilidade e Velocidade
3 Tambores Jackpot Livre; Futurity, Aberta Jr.; Aberta Sr. ; Amador; Amador Princ.; Master; Jovem A, B e C; Mirim; Infantil; Jovem Princ B e C e Feminino.


* Com Assessoria de Comunicação da RJQM