Caravana Rio Criativo oficinas fortalecem Redes de Empreendedorismo

16/10/2018 15:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Programação segue até sexta-feira em Macaé

Para fortalecer redes e iniciativas de empreendedorismo, a Caravana Rio Criativo começou, nesta terça-feira (16), uma vasta programação com seis oficinas, em Macaé. Os encontros, um programa da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com Sebrae, e apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo, acontecem até quinta-feira (18), no Glória Garden Suítes. São 80 vagas por dia e as inscrições podem ser feitas no site do Rio Criativo. No município, terceiro do estado a receber a ação, o tema é “Turismo de Negócios: Transformando Macaé para além do petróleo”.

A primeira oficina desta terça-feira, durante a manhã, falou sobre "Empreendendo em Turismo", cases de turismo de negócios, ministrados por Gabriela Palma. Já durante a tarde, os participantes conheceram o tema "Branding: criando marcas fortes e consistentes" com Ana Cotta. "A ideia é transmitir ferramentas, oportunidades e experiências do empreendedorismo do turismo", destacou Gabriela.

O secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson, afirmou que a cidade está, cada vez mais, indo além do petróleo. "Nossas experiências eram voltadas para o turismo de negócios, porém, já vivemos a diversificação do turismo com atrativos naturais e culturais. Hoje, o turismo de lazer representa 30% do setor, fortalecido pela segunda maior rede hoteleira do estado", frisou o secretário.

O gestor de comunidade da Caravana Rio Criativo, Oswaldo Neto Gama, informou que a proposta é gerar conteúdo de economia criativa. "Macaé tem suas potencialidades, sendo estratégica na região e, por isso, foi escolhida como uma das 12 cidades a receber o programa. As oficinas buscam apresentar e discutir temas que irão contribuir com a questão de repensar o turismo", frisou.

E para o estudante Lúcio Ramos dos Santos, 22 anos, o curso de administração no Senac tem despertado o interesse pelo empreendedorismo. "Gosto da área de informática e designer também. Ainda estou avaliando, mas pretendo ter um negócio. As oficinas serão fundamentais para quem pretende empreender", disse.

A programação continua nesta quarta-feira (17) com os temas "Place Branding: construindo a marca de uma cidade" e "Eventos e Entretenimento: desenhando experiências e serviços", com Guilherme Velho. E para encerrar, na quinta-feira (18), os assuntos serão "Inovação em Modelo de Negócios", com Julia Bessler, e "Comunicação 360º" com André Dessandes. Além das oficinas, quem estiver inscrito terá a chance de participar do Balcão Empreendedor, que reúne mentores para tirar dúvidas e dar dicas sobre os negócios.

Serviço: Glória Gardens Suítes fica na Avenida Nossa Senhora da Glória, 1.455, Cavaleiros.


Fotos Relacionadas