Cidade em clima de inovação e empreendedorismo

14/08/2014 13:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Ilustração

Ilustração do Parque Científico e Tecnológico

Inserir a população no contexto da ciência, da tecnologia e da inovação é uma das metas da gestão municipal. Em março, com a apresentação dos projetos Jovem Cientista Macaense e de apoio às Feiras de Ciências de Ensino Médio e Técnico, foi lançada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em outubro. Nas escolas municipais, acontecem, até o final deste mês, as feiras de ciências e, no próximo mês, virá a Feira de Ciências de Macaé (Fecimac). Essas ações têm como propósito criar na cidade cultura do conhecimento e do empreendedorismo, com o olhar voltado para o Projeto Parque Científico e Tecnológico de Macaé, em fase de implantação.

O tema deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social". A expectativa dos gestores da Subsecretaria de Ciências e Tecnologia e das 18 instituições parceiras é que 10 mil pessoas visitem os estandes e a participem dos eventos em diferentes pontos da cidade.

A programação da Semana Municipal de Ciências e Tecnologia vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Serão premiados sete trabalhos de escolas municipais de Ensino Fundamental (pela Secretaria de Educação) e sete trabalhos de instituições de nível médio, da rede estadual, municipal (Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé-CAp/Funemac e Colégio Pedro Adami), federal (Instituto Federal Fluminense-IFF), além de 20 participantes do Jovem Cientista. As instituições que integram o Projeto de Apoio à Feira de Ciências das Escolas Públicas - Subsecretaria de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo) - já prepararam o cronograma das atividades nas unidades de ensino.

O programa da Semana Municipal de Ciências e Tecnologia, que será em breve divulgado pela Prefeitura, tem ações descentralizadas. Os eventos serão realizados na praça Veríssimo de Melo, na Cidade Universitária, no Colégio Estadual Matias Neto, nas bibliotecas públicas de Córrego do Ouro e de Glicério - Região Serrana do município, no Instituto Nossa Senhora da Glória, nos laboratórios do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e no Centro Administrativo Luiz Osório.

Um diferencial do evento deste ano é a participação de entidades diversificadas que apresentarão as soluções inovadoras em suas áreas. A Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac) vai expor vídeos audiodescritíveis; a Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil, novos equipamentos; a Agenda 21, um projeto para o Rio Macaé; o IFF, produção em home studio, e o Sebrae Tec mostrará tecnologias voltada para os empreendedores, entre outras novidades.