Concurso Leiteiro reúne 32 animais

30/07/2011 14:25:32 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Premiação total para os produtores chega a R$ 30 mil

Com participantes de Macaé, Carapebus e Quissamã, o Concurso Leiteiro movimenta também a XXXII Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, que acontece até este domingo (31), no Parque de Exposições Latiff Mussi. Os proprietários dos 32 animais que participam do Concurso Leiteiro estão concorrendo a prêmios num total de R$ 30 mil. Também será sorteada uma moto entre todos os participantes.

O principal objetivo do Concurso é fomentar a produção leiteira no município, já que a competição é avaliada de acordo com a quantidade de leite que o animal produz durante a competição. A disputa é acirrada e acompanhada de perto pelos criadores das vacas, que depois das ordenhas, conferem a pesagem total do leite produzido.

O concurso tem quatro categorias: novilha (cinco animai), até 25 quilos (onze), 35 quilos (onze) e livre (cinco).

- O Concurso Leiteiro é tradicional dentro da programação da Expo Macaé e este ano reúne 32 vacas, a maioria de produtores de Macaé. A intenção é incentivar a produção leiteira e também a melhoria da qualidade do rebanho leiteiro – explicou o subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol.

Os prêmios do Concurso Leiteiro serão entregues neste domingo (1º de agosto) às 10h, no Parque de Exposições, juntamente com as premiações do concurso de Julgamento de Raças.