De Macaé Day para Macaé Tecnópoles

24/03/2011 17:31:24 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Seminário de Tecnologia da Informação para Petróleo discute demanda para atender o pré-sal

A exploração do pré-sal já é realidade no país e necessitará, principalmente, de Tecnologia da Informação (TI). E, para discutir as demandas que o setor vai exigir, a Prefeitura de Macaé trouxe para a cidade o primeiro “Seminário Tecnológico TI para Petróleo” promovido pela empresa Softex.

A Secretaria de Municipal Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, as subsecretarias de Indústria e Comércio e de Ciência e Tecnologia e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) foram os responsáveis pela realização do evento no âmbito municipal.

O Seminário foi realizado, nesta semana, no Hotel Blue Tree Towers, e teve como objetivo discutir como o mercado da Tecnologia da Informação (TI), desenvolvida no Brasil, pode ajudar no crescimento do setor de petróleo e aproximar essa indústria aos consumidores de produtos e serviços.

A estrutura de apoio às atividades de petróleo e gás existentes em Macaé é voltada para a operação de exploração da camada pós-sal. Mas, as atividades do pré-sal já se tornam uma realidade cada vez mais evidente. Este projeto, inovador de exploração em águas ultraprofundas e que vai garantir ao país entrar no seleto mercado dos países exportadores de petróleo, projeta uma expectativa cada vez maior em termos de demanda do mercado, tanto em tecnologia, quanto de profissionais capacitados.

O campo de estudos e pesquisas, para atender a demanda do pré-sal mostra-se extremamente atraente neste momento e envolve, principalmente, empresas do setor de Tecnologia de Informação (TI). A Petrobras, por exemplo, já divulgou que irá investir R$ 254 bilhões no pré-sal, sendo que R$ 11 bilhões serão direcionados para inovação em Tecnologia da Informação.

Macaé pode se tornar uma Tecnópoles

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico aproveitou o momento para dar início ao projeto de transformar o município de Macaé em uma Tecnópoles. “Macaé precisa promover a geração do conhecimento, compartilhando esforços e parcerias, para tornar a região mais competitiva, através de projetos de desenvolvimento tecnológico”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos.

A Subsecretaria de Indústria e Comércio (Semic) vem mantendo constante contato com o Sistema Firjan, com a Softex e com a Greater Houston Partnership, possíveis parceiros no projeto para a criação da Macaé Tecnópoles.

A Softex, que promoveu o Seminário, é uma organização não governamental (Ong) cujo objetivo social é o de executar, promover, fomentar e apoiar atividades de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico de geração e transferência de tecnologias e notadamente de promoção do capital humano.

- O primeiro passo foi o lançamento desse sonho no Macaé Day para apresentar essa oportunidade para as empresas do setor de TI. O próximo passo será a apresentação de uma palestra pela Firjan para o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e para representantes das secretarias municipais e Câmara Municipal. Vale ressaltar, que a Firjan apoiou e participou da criação da Petrópolis Tecnópoles, tornando essa palestra fundamental para a criação de um ambiente favorável para a criação da Macaé Tecnópoles – explicou o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.

Durante o Macaé Day, o coordenador de Indústria e Comércio, Alexandre Carneiro, apresentou palestra explicando os principais mecanismos adotados em projetos de desenvolvimento tecnológico que são o Pólo Tecnológico, Parque Tecnológico e Tecnópoles.

- Acreditamos que a Macaé Tecnópoles trará para a nossa cidade o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o pré-sal e para outros setores econômicos locais e de outras partes do país e do mundo. Atrairá empresas de TI, gerando empregos para aqueles que não conseguem se inserir no mercado de petróleo e gás e aumentando o nível de qualificação da população do município, disse Alexandre Carneiro.

Educação e Meio Ambiente

O secretário de Educação, Guto Garcia, que também é doutor e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense e em Informática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), fez uma apresentação explanando os avanços tecnológicos aliados a educação que Macaé já vem desenvolvendo.

Dentre os vários programas apresentados, chamou a atenção a implantação da Fábrica de Cidadania que recupera equipamentos de informática doados por empresas e a implantação de 27 Lan Houses Públicas, facilitando a inclusão digital da população de baixa renda.

Maxwel Vaz, secretário de Ambiente, apresentou os desafios e oportunidades que o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação poderia encontrar para ser aplicado no meio ambiente como o monitoramento dos recursos hídricos.

Os desafios do tráfego no município e as soluções de TI que a secretária Municipal de Mobilidade Urbana vem adotando para melhorar esse fluxo, foram os pontos apresentados pelo secretário da pasta, Jorjão Siqueira, secretário Municipal de Mobilidade Urbana.

A apresentação da Petrobras UO-BC possibilitou aos presentes conhecerem os pontos críticos e as oportunidades de contratação para o setor de TI.

Algumas empresas também apresentaram suas soluções para a gestão pública, soluções para desenvolvimento de simuladores para treinamento, para manutenção de plataformas e para desenvolvimento de softwares.

O evento contou também com as presenças do vice-presidente do Fumdec, Francisco Agostinho, do presidente da Acim, Marcelo Reid, da InvesteRio, Antônio Ferreira e do diretor de Campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rodney Cezar de Albuquerque.

- O evento foi oportuno para expor e fomentar as oportunidades de investimento no setor de tecnologia da informação e comunicação no município de Macaé – completou Edmilson Gonçalves.


Fotos Relacionadas